Curso sobre políticas públicas ajuda a qualificar oferta de serviços públicos Estudos sobres programas públicos ao redor do mundo foram apresentados durante evento da Escola do Legislativo.

27/05/2022 15h20 | por Vanderson Luiz
Escola do Legislativo encerra ciclo de palestras sobre os Fundamentos de Desenho e Avaliação de Políticas Públicas.

Escola do Legislativo encerra ciclo de palestras sobre os Fundamentos de Desenho e Avaliação de Políticas Públicas.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Escola do Legislativo encerra ciclo de palestras sobre os Fundamentos de Desenho e Avaliação de Políticas Públicas.

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná encerrou nesta sexta-feira (27) o curso Fundamentos de Desenho e Avaliação de Políticas Públicas, com o professor Marco Antônio Ribas Cavallieri. Foi o primeiro evento fruto do convênio firmado entre a Assembleia e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para promoção do Laboratório de Práticas Legislativas, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.

As quatro aulas ministradas pelo professor doutor em Economia, proporcionou uma imersão em estudos acadêmicos sobre políticas públicas ao redor do mundo. A viagem através da história até os dias atuais, detalhando programas de política públicas em diferentes países, revelou como a ciência pode auxiliar na formatação de programas de sucesso em benefício da população, maximizando os efeitos ao mesmo tempo que reduz custos aos cofres públicos ou gera melhor aproveitamento deles.

“Nosso objetivo é integrar o Legislativo com a Academia para trazer esse conhecimento, que na academia está se desenvolvendo exponencialmente, crescendo muito, o que a gente chama de campo das públicas, trazendo fundamentos de desenho, como se desenha uma política pública, como se avalia isso, quais são as técnicas, para os gestores públicos e pessoas interessadas”, descreveu o professor.

A avaliação do primeiro evento da parceria Assembleia-UFPR não poderia ser melhor. O preletor considerou “muito positivo encontrar os servidores públicos, as pessoas que estão trabalhando aqui no setor público no Paraná. A gente chega às pessoas que estão decidindo, estão pensando, estão assessorando os deputados, estão assessorando o Executivo Estadual a pensar as políticas públicas aqui no nosso estado. O convênio que a gente fez com a Escola do Legislativo para trazer esse conhecimento de ponta, trazer conhecimento disponível, melhor ciência da administração pública disponível, para as pessoas que estão aí formulando as políticas públicas do nosso Paraná do futuro”.

O mestrando em Ciências Políticas, Tiago Matheus Gabron, considera que cursos como este realizado pela Escola do Legislativo “integra aqueles aprendizados que a gente tem na universidade, trazendo o professor, trazendo esse universo acadêmico para prática, na gestão pública, seja no âmbito do Legislativo ou do Executivo, ele tem um grande valor para facilitar processos. Como a gente consegue implementar inovação no setor público? Um curso desses vem oferecer um cabedal teórico, uma série de recursos que a gente consegue aplicar na prática, que a gente vai conseguir aplicar e qualificar o serviço público”.

A coordenação da Escola do Legislativo também considerou positiva a retomada dos eventos no pós pandemia. Este, em formato híbrido, contou com quase 300 inscritos e recebeu um feedback positivo de acadêmicos e agentes públicos. “O curso que o professou Marcos ministrou aqui na Assembleia, a gente recebeu muitos comentários elogiando, pedindo para que tivesse acesso às aulas, ao material, porque realmente todo mundo percebeu que é um conteúdo muito aprimorado, muito profundo. Por isso ficamos bem satisfeitos com a receptividade do público e também de a UPFR estar aqui conosco”, avaliou a coordenadora Pedagógica da Escola, Roberta Picussa.

Próximo evento

A Escola do Legislativo já tem novo encontro marcado para o dia 2 de junho, com a realização de um painel que irá debater as regras inseridas na nova Lei de Licitação e Contratos Administrativos, que passa a vigorar em abril de 2023. Para isso reuniu um time de especialistas no assunto, que vai esmiuçar cada alteração proposta na Lei 14.133/21 e como os agentes públicos, de prefeituras, câmaras e autarquias devem proceder para se adequar.

O curso será realizado em formato híbrido, com transmissão pelos canais oficiais da Assembleia Legislativo e as inscrições são gratuitas e você pode garantir a sua vaga clicando aqui.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação