Datas especiais devem ser inseridas no Calendário Oficial de Eventos do Paraná

19/04/2017 14h46 | por Claudia Ribeiro
Podcast
 (Descrição do áudio))

 O projeto que institui no Paraná a “Semana Estadual de Conservação e Fertilidade do Solo”, foi aprovado em redação final na sessão plenária desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa. Ele é do deputado Claudio Palozi (PSC), e prevê que ela  seja comemorada todos os anos na terceira semana de setembro. Palozi diz que o objetivo é, durante esses dias, que o Governo do Estado intensifique ações voltadas para o uso racional do solo, sem trazer prejuízos nem para os agricultores, nem para o meio ambiente, além de promover uma agricultura sustentável.

 Ainda  em redação final foi aprovado o projeto dos deputados Alexandre Curi (PSB) e Hussein Bakri (PSD), que institui o “Dia Estadual do Povo Mulçumano no Estado do Paraná”, a ser comemorado anualmente no dia de 12 de maio. Agora as propostas serão encaminhadas para a sanção.

  Em primeira discussão, foi aprovado o projeto de lei dos deputados Nelson Justos (DEM) e Claudia Pereira (PSC), que institui a “Região Turística Rotas do Litoral do Paraná”, que abrange os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. A proposta também prevê a inclusão da rota no Roteiro Turístico Oficial do Paraná.

 Entre os outros projetos que passaram em primeira discussão, estão o que institui o “Dia Estadual do Condutor de Veículos Escolares” no Paraná, para ser comemorado anualmente no dia 17 de julho, apresentado pelo deputado Evandro Júnior (PSDB) e o da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que cria o “Dia da Mulher Advogada” no estado, a ser comemorado no dia 20 de agosto.

  Em segunda votação, os parlamentares aprovaram duas propostas que inserem festas tradicionais  no Calendário Oficial de Eventos do Paraná. A primeira é o projeto do deputado Gilberto Ribeiro (PRB), é a “Festa do Carneiro no Rolete”, realizada anualmente no segundo domingo do mês de março, em Piraquara e a segunda é a “Festa das Nações”, do deputado Chico Brasileiro (PSD), que acontece  todos os anos na última semana de abril e início de maio, no município de Guaíra, Oeste do estado.  

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação