De um problema, nasce a solução Deputado Reichembach visita obras da Usina de Biogás de Salgado Filho.

07/02/2022 10h24 | por Assessoria parlamentar
Deputado Reichembach visita obras da Usina de Biogás de Salgado Filho.

Deputado Reichembach visita obras da Usina de Biogás de Salgado Filho.Créditos: Laísa Brigantini

Deputado Reichembach visita obras da Usina de Biogás de Salgado Filho.

Um projeto em favor do meio ambiente. Assim pode ser definida a Usina de Biogás e Fábrica de Adubo Organomineral da Coopenad (Cooperativa dos Produtores de Energia e Adubo) de Salgado Filho. 

Tudo começou para resolver o problema do descarte correto dos dejetos dos animais. “É uma questão ambiental. Os suinocultores e os avicultores não tinham mais opção de descarte dos dejetos, estava virando um problema para todos”, conta Volmir Anater, membro da Cooperativa que trouxe a ideia depois de conhecer uma usina particular em Boa Esperança do Sudoeste. 

A ideia é gerar energia renovável através do biogás e biofertilizantes a partir dos dejetos dos suínos e aves. O biogás é um biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos, que liberam o gás metano. 

A obra foi visitada nesta semana pelo deputado estadual Reichembach (PSC), líder do Bloco Agropecuário da Assembleia Legislativa do Paraná, que acompanha o projeto desde os primeiros passos. “Aproveitar os dejetos para a produção de energia é uma iniciativa inteligente, pois além de diminuir muito a poluição no meio ambiente, agrega um retorno financeiro aos produtores e resolve a questão do descarte correto”, afirma o deputado. 

O projeto

O projeto da Coopenad tem 45 sócios, todos produtores rurais. A obra está na fase da terraplanagem e construção dos biodigestores e das lagoas de decantação. A previsão de término é em julho deste ano, num investimento total de R$ 12milhões, com três geradores e produção de 780 quilowatt-hora e 12 empregos diretos, numa área de 12,5 hectares. Quatro caminhões farão o recolhimento dos resíduos nas propriedades e levarão até a usina. A energia será comercializada 100% para uma cooperativa de Cascavel.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação