"O governo Requião sempre fez questão de alardear que o porto é dos paranaenses. Mas, se não fosse a decisão do governo federal, Paranaguá iria fechar", disse o líder da Oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ao comentar a reunião realizada na última quinta-feira (19) pela Federação das Indústrias no Paraná (Fiep) com o ministro dos Portos, Pedro Brito, que resultou no anúncio das obras da dragagem a ser feitas por ordem de Brasília. "Isso só serviu para confirmar os seguidos alertas da Oposição sobre a gravidade da situação do Canal da Galheta e do Porto de Paranaguá", disse Rossoni, que já tinha entrado com uma ação na justiça obrigando o governo estadual a executar a dragagem do canal. Ele afirmou que a decisão do governo federal é a prova da incompetência da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), dirigida pelo irmão do governador, Eduardo Requião. “São três anos sem dragagem. Além do risco de ocorrer um sério acidente, temos que contabilizar as perdas econômicas por conta dos navios que aportaram em Santa Catarina e Rio Grande do Sul por causa do baixo calado”, completou.