Déficit de Professores é Preocupante

06/07/2007 10h04 | por Antonio Carlos Ribas Fumaça
O deputado estadual Pastor Edson Praczyk, manifestou sua preocupação com a divulgação do relatório do Conselho Nacional de Educação, que aponta um déficit de mais de 246 mil professores nas disciplinas exatas no ensino fundamental e também do ensino médio. O estudo mostrou que as áreas mais carentes são de professores de física e química, e que, para suprir a demanda em física, por exemplo, seriam necessários mais de 55 mil professores, isso na década de 90, o que acabou não acontecendo, uma situação agravada com com licenças e aposentadorias concedidas nesse período. Para o deputado, esse problema poderia ter sido corrigido se houvesse uma preocupação maior na formação de profissionais específicos para essas duas matérias, já que nesta mesma década de 90, o próprio Ministério da Educação já havia detectado, nos cursos de física e química, uma evasão da ordem de 65%. O mais preocupante, segundo Praczyk, é que as próprias autoridades da área admitem o problema, o que já ocorre há mais de 20 anos, mas não são apontadas soluções, principalmente pelo MEC, que seria em última análise o responsável por apontar as soluções. O deputado diz concordar com os responsáveis pelo estudo, que apontam a necessidade de medidas emergenciais que garantissem já a partir do próximo ano letivo a correção do problema para que não faltassem mais professores nessas áreas específicas. O estudo sugere a criação de comitês emergenciais nos estados, para que cada um buscasse a sua própria solução, dependendo de suas necessidades. A criação de um piso salarial nacional para os professores do ensino médio e o aproveitamento de estudantes que ainda não se formaram poderia ser uma das soluções emergentes. A partir do recebimento deste material pelo MEC e pelo ministro da Educação, Fernando Hadad, a expectativa é de que as providências possam ser tomadas.

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