Delegado-titular do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) recebe homenagem na Assembleia Legislativa Delegado Rodrigo Brown de Oliveira recebeu diploma de Menção Honrosa por proposição do deputado Gilberto Ribeiro (PL).

05/06/2023 16h32 | por Antônio Dilay

Homenagem ao delegado Rodrigo Brown (foto) ocorreu no início da sessão plenária desta segunda-feira (5).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Homenagem ao delegado Rodrigo Brown (foto) ocorreu no início da sessão plenária desta segunda-feira (5).Créditos: Orlando Kissner/Alep

No início da Sessão Plenária desta segunda-feira (05), no Plenário Waldemar Daros da Assembleia Legislativa, o titular do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), delegado Rodrigo Brown de Oliveira, foi agraciado com diploma de Menção Honrosa em reconhecimento aos mais de 19 anos servindo o Paraná, nas forças de segurança pública do estado.

A homenagem foi aprovada no Plenário por unanimidade dos parlamentares e reconhece o “exemplar trabalho na função, onde prestou serviços na resolução de diversos crimes, entre eles, roubo a bancos, assaltos a joalherias e combate ao crime organizado, sempre de forma honrosa e total dedicação”, declarou o deputado Gilberto Ribeiro (PL).

“Eu conheço Rodrigo Brown desde 2010, não sou amigo pessoal dele, mas como apresentador de TV, eu apresentei muitas reportagens que mostravam o trabalho bem feito, grandes apreensões, prisões de marginais de alta periculosidade, crimes ocorridos no interior do estado onde o COPE foi chamado e solucionava rapidamente as questões. É só vocês verem o currículo dele, esta é apenas uma singela homenagem, delegado Rodrigo merece muito mais, são pessoas como ele que nos garantem segurança pública de verdade”, completou o deputado Ribeiro.

Para o homenageado, delegado Rodrigo Brown de Oliveira “é uma grande honra e uma emoção este reconhecimento da nossa trajetória pelo deputado Gilberto Ribeiro e pela Assembleia Legislativa. Isso é uma forma de valorizar e incentivar o trabalho do policial porque não somos sozinhos, o nosso trabalho é sempre de equipe”.

Acompanhado pelos investigadores Carla de Cássia e Janilson Moreira, o delegado Rodrigo Brown aproveitou “para agradecer a todos os policiais que trabalham e já trabalharam comigo, nós temos uma grande equipe de policiais competentes, profissionais e esforçados por trás. Por isso é uma honra, mas é também a valorização e um estímulo para todo trabalho do policial que na maioria das vezes sofre críticas, mas raramente tem seu trabalho reconhecido”.

COPE

O Centro de Operações Policiais Especiais é um órgão eminentemente operacional dentro da estrutura organizacional da Polícia Civil do Paraná, com três organismos internos: a Subdivisão de Operações, a Subdivisão de Comunicações e o Grupo de Diligências Especiais. É da sua competência a organização, orientação, coordenação, supervisão e controle operacional das suas unidades fixas e rádio móveis e das atividades desenvolvidas em Curitiba e no interior do estado, competindo-lhe, especialmente, exercer a vigilância ininterrupta e seletiva de locais e elementos suspeitos que possuam antecedentes criminais, visando preservar a ordem e a tranquilidade pública; realizar operações de natureza especial relacionadas com a segurança interna, nesta compreendida, entre outras, assaltos a estabelecimentos bancários, sequestros, segurança física, manifestações grevistas e demais formas atentatórias previstas na legislação especial, entre outras atividades correlatas.

O C.O.P.E. é dirigido por cinco delegados de polícia, sendo um delegado titular, um delegado adjunto, além de três delegados encarregados de chefiar cada uma das suas subdivisões.