Demandas do Sudoeste São Apresentadas à Bancada Federal Em Curitiba

05/11/2007 16h10 | por Thea Tavares / 41 9658-7588 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA DEPUTADA LUCIANA RAFAGNIN
O coordenador estadual do mandato da deputada Luciana Rafagnin (PT), Leones Dall’Agnoll, levou as sugestões da parlamentar à reunião da bancada federal, uma vez que Luciana secretariava ao mesmo tempo a sessão plenária da Assembléia Legislativa.Dall’Agnoll apontou algumas das prioridades da região Sudoeste, já discutidas com movimentos populares e lideranças políticas em atividades anteriores, inclusive, estão contidas no documento intitulado de “Carta do Sudoeste”. Entre estas prioridades de investimento estão a construção da ligação ferroviária do Sudoeste com o Porto de Paranaguá e mesmo com o Oeste Catarinense, o aeroporto regional, com a disposição de linhas comerciais de transporte aéreo de forma regular para a região e a criação da Universidade Federal da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul, para suprir as demandas por ensino público superior também na região da Cantuquiriguaçu.A região Sudoeste do Paraná é composta por 42 municípios e tem uma população de 550 mil habitantes. Faz fronteira com o Oeste de Santa Catarina e com a Argentina. Sua economia está focada na agricultura, que é responsável por 12% de tudo que o setor agropecuário produz no Paraná, e destaca-se na produção de grãos. Mais recentemente, tem chamado a atenção por conta dos investimentos na indústria do frango e do leite, mas enfrenta grandes dificuldades por não dispor de uma infra-estrutura em transporte que seja capaz de contribuir, inclusive, para o desenvolvimento regional.“Isso tem elevado o ‘custo Sudoeste’, retirando de agricultores e do empresariado uma fatia importante do que deveria ser lucro e, também, inibindo investimentos, pois os recursos que deveriam ser destinados a melhorar a propriedade, a empresa, a indústria e os serviços públicos, acabam sendo gastos com o transporte”, afirma a deputada Luciana.Cadeia ProdutivaFrango: As agroindústrias de frango instaladas na região Sudoeste abatem em torno de 1 milhão de aves/dia e esse número poderá chegar a 1,5 milhão se forem concretizados os investimentos anunciados para a região. Leite: A produção regional é de 50 milhões de litros/mês e grande parte dela é levada para indústrias de outras regiões do estado e do país. Atualmente, duas grandes agroindústrias de transformação de produto pretendem se instalar na região por conta da organização da cadeia produtiva do leite no Sudoeste e dos resultados que estão sendo alcançados.