Deputada Cloara Pinheiro (PSD) alerta sobre aumento dos casos de dengue em Londrina Em 2023, 14 pessoas morreram na cidade por causa da doença.

02/06/2023 11h46 | por Assessoria Parlamentar
Precisamos fazer a nossa parte. Coisas simples podem fazer a diferença: tomar cuidados garrafas, pneus, tampinhas, com tudo que pode acumular água. Temos que ficar atentos aos recipientes de água dos animais, que devem estar sempre limpos e com água fresca. Além disso, é importante limpar as calhas e não deixar água parada ou destampada”, reforça a parlamentar.

Precisamos fazer a nossa parte. Coisas simples podem fazer a diferença: tomar cuidados garrafas, pneus, tampinhas, com tudo que pode acumular água. Temos que ficar atentos aos recipientes de água dos animais, que devem estar sempre limpos e com água fresca. Além disso, é importante limpar as calhas e não deixar água parada ou destampada”, reforça a parlamentar.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Precisamos fazer a nossa parte. Coisas simples podem fazer a diferença: tomar cuidados garrafas, pneus, tampinhas, com tudo que pode acumular água. Temos que ficar atentos aos recipientes de água dos animais, que devem estar sempre limpos e com água fresca. Além disso, é importante limpar as calhas e não deixar água parada ou destampada”, reforça a parlamentar.

A dengue é uma doença que vem preocupando a população paranaense. A quantidade de casos vem aumentando com o passar dos meses. De acordo com o último boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram 10.508 novos casos da doença no Paraná.

Ao todo, agora são 76.797 confirmações e 56 mortes por causa da doença (24 mulheres e 32 homens). Os casos confirmados estão presentes em 352 municípios do Estado. Nas últimas três semanas, seis pessoas morreram depois de terem contraído dengue em Londrina (cinco mulheres, com idades entre 44 e 90 anos e um homem de 68 anos). Em 2023, 14 pessoas morreram na segunda maior cidade do Estado. 

A deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro (PSD), alerta toda a população do Estado e de Londrina, cidade onde foi a mais votada na última eleição, com 26.363 votos, para se prevenirem da doença e tomarem atitudes contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

“Estou realmente bastante preocupada com todo o Estado, mas especialmente com Londrina, afinal, 14 pessoas perderam a vida por causa da dengue esse ano. Precisamos fazer a nossa parte. Coisas simples podem fazer a diferença: tomar cuidados garrafas, pneus, tampinhas, com tudo que pode acumular água. Temos que ficar atentos aos recipientes de água dos animais, que devem estar sempre limpos e com água fresca. Além disso, é importante limpar as calhas e não deixar água parada ou destampada”, reforça a parlamentar.

Dengue

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também pode causar outras doenças como zika e chikungunya. Os principais sintomas da doença são: febre alta, dor no corpo, mal-estar, vômito e diarreia. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnósticos e tratamentos adequados.

Prevenção

Entre outros cuidados para evitar o mosquito estão:

- Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico;

- Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas;

- Mantenha os pratinhos de vasos de plantas limpos e coloque areia até a borda;

- Conserve as piscinas sempre limpas, mesmo sem uso e use cloro para tratar a água e filtre periodicamente.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação