Deputada Cloara Pinheiro (PSD) participa de audiência pública sobre o Albinismo na Câmara Federal A Audiência foi proposta pela deputada federal Luísa Canziani e discutiu a criação da data nacional, uma vez que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2014, Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo.

17/08/2023 12h41 | por Assessoria Parlamentar

Para a deputada Cloara Pinheiro, a data é extremamente importante para contribuir com a inclusão, combater o preconceito e lutar pelo respeito às pessoas com albinismo no Brasil.Créditos: Divulgação

A deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD) participou, na manhã desta quinta-feira (17), da Audiência Pública que discutiu a “Criação do Dia Nacional de Conscientização sobre o Albinismo”, realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

A Audiência foi proposta pela deputada federal Luísa Canziani e discutiu a criação da data nacional, uma vez que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2014, Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo, celebrado anualmente no dia 13 de junho.

“O albinismo é uma questão de saúde pública, que merece maior atenção, principalmente no aumento da conscientização e o conhecimento sobre a condição. Com a criação do Dia Nacional de Conscientização sobre o Albinismo será possível lutarmos por mais inclusão, combater a discriminação e buscar o respeito que todos merecem”, reforçou Cloara.

Outro assunto abordado na audiência foi sobre a criação da Amonpar (Associação de Pessoas com Visão Monocular do Estado do Paraná), que inclui pessoas com albinismo para receberem o cuidado da associação. Uma das primeiras medidas que foram implementadas pela deputada estadual Cloara Pinheiro.

Pessoas com albinismo têm uma condição genética que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina. Ela pode se apresentar de duas maneiras: ocular, afetando unicamente os olhos, e óculo-cutâneo, que afeta a pele, cabelos e olhos. Dentre as características mais marcantes estão a pele muito branca, olhos, cabelos, cílios e demais pelos do corpo extremamente claros.

Assista a audiência pública na íntegra no link abaixo: