Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputada Luciana Rafagnin (PT) propõe homenagem à Guarda São Cristóvão de Francisco Beltrão

Em 2025, a Guarda São Cristóvão celebra 64 anos de história e dedicação ao povo beltronense.
Em 2025, a Guarda São Cristóvão celebra 64 anos de história e dedicação ao povo beltronense. Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) protocolou na Assembleia Legislativa, requerimento com voto de congratulações com menção honrosa à Guarda São Cristóvão, em reconhecimento à sua trajetória de solidariedade, cuidado e serviços prestados à comunidade de Francisco Beltrão ao longo de mais de seis décadas.

A homenagem destaca o importante papel da Guarda São Cristóvão, criada em 1961 pela Associação São Cristóvão, inicialmente para auxiliar na organização da tradicional Festa dos Motoristas. O evento, cuja primeira edição ocorreu em 27 de julho de 1958, foi idealizado para dar apoio a motoristas vítimas de acidentes e seus familiares, e até hoje mantém viva a tradição da bênção de caminhões, automóveis e a celebração de missa em honra a São Cristóvão.

Com o crescimento da festa e a necessidade de organizar o grande fluxo de veículos, surgiu a ideia de formar um grupo voluntário para ajudar na logística. Assim nasceu a Guarda São Cristóvão, que rapidamente ampliou sua atuação para eventos cívicos, religiosos e ações comunitárias. Desde então, tem sido presença constante em procissões, corridas de rua, desfiles e velórios, sempre com seu uniforme característico: quepe, gravata, camisa branca, paletó e calça azul.

Em 2025, a Guarda São Cristóvão celebra 64 anos de história e dedicação ao povo beltronense. Sua atuação exemplar também inspirou a criação de guardas semelhantes em municípios vizinhos, como Ampére, Marmeleiro, Santa Izabel do Oeste e Salto do Lontra.

“A Guarda São Cristóvão representa o verdadeiro espírito de voluntariado e compromisso com a coletividade. Nada mais justo do que reconhecer publicamente essa contribuição com uma Menção Honrosa”, afirma a deputada Luciana Rafagnin.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação