Deputada Luciana reivindica wi-fi para Hospital Regional e Centro de Especialidades
Uma das formas encontradas para diminuir o sofrimento de pacientes internados com Covid-19 e seus familiares, pois, nessas condições, ficam impossibilitados de receberem visitas dos parentes e amigos, é a realização de videochamadas ou a troca de mensagens de áudio e texto. Os noticiários estão repletos de situações que evidenciam a emoção desse contato em meio ao drama vivido nesta pandemia do novo coronavírus.
Mas essa comunicação que aproxima, anima, leva esperança e um pouco mais de dignidade aos pacientes da Covid-19 não é uma realidade ou não está facilmente ao alcance dos internos do Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecoits (HRS), em Francisco Beltrão. Salvo esforços extraordinários dos profissionais da instituição para viabilizar, com recursos próprios, essa interação. Simplesmente pela falta de sinal de wi-fi (internet) no HRS, referência na região para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também não há sinal de internet nas dependências do Centro Regional de Especialidades (CRE), que fica na cidade e possui alto fluxo de pessoas.
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), em requerimento endereçado ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, solicitou ao Governo do Paraná a instalação de antenas de distribuição de sinal de wi-fi no Hospital Regional e no CRE. Em agosto passado, o HRS atingiu a marca de mil pacientes recuperados da Covid-19, que, enquanto estiveram hospitalizados, ficaram em isolamento. As dificuldades de comunicação externa, pela falta de sinal de internet no HRS, sobrecarregam o drama também dos profissionais da saúde que prestam atendimento a esses pacientes e já atuam na linha de frente do enfrentamento da pandemia em condições heroicas. “O acesso à comunicação é um direito do cidadão que precisa do atendimento à saúde”, afirma a deputada Luciana. “Desse modo, a instalação e disponibilização de sinal de wi-fi por parte do estado passa a ser uma necessidade primordial”, completa a deputada.
Notícias Relacionadas
Oposição destaca programa de renegociação de dívida do Governo Federal e aponta impactos no acesso ao crédito
Líder da Oposição na Casa, Arilson Chiorato (PT), afirma que o Desenrola 2.0 pode reduzir inadimplência e estimular a economia.
Leia mais
Deputados apresentam na Assembleia voto de pesar pela morte do agricultor familiar e líder agroecológico Bernardo Vergopolem
Requerimento foi apresentado pela deputada Luciana Rafagnin (PT), líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, e pelo deputado Professor Lemos (PT).
Leia mais
Debate na Assembleia amplia discussão sobre inclusão de meninas e mulheres nas ciências exatas e na pesquisa científica
Iniciativa da deputada Luciana Rafagnin (PT) promoveu o diálogo entre academia e poder público para enfrentar barreiras e ampliar oportunidades para o público feminino.
Leia mais
Mulheres cientistas debatem visibilidade e participação feminina
Astrofísica Rita de Cássia dos Anjos será homenageada com Menção Honrosa da Assembleia Legislativa.
Leia mais