Deputada Mabel Canto (PP) reforça importância do voto feminino e convida jovens para fazer o título de eleitor
Nesta terça-feira (24), completam-se 94 anos da conquista do voto feminino.
Há 94 anos, em 24 de fevereiro de 1932, as mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar. Isso só foi possível por meio de um decreto do então presidente Getúlio Vargas, que instituiu o Código Eleitoral. O decreto também criou a Justiça Eleitoral e estabeleceu o voto secreto.
Em 1933, houve eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, e as mulheres puderam votar e ser votadas pela primeira vez. A Constituinte elaborou uma nova Constituição, que entrou em vigor em 1934, consolidando o voto feminino, uma conquista do movimento feminista da época.
A deputada estadual Mabel Canto (PP), líder da bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), reforça a importância da data para a igualdade entre gêneros. “Quando uma mulher vota, ela não decide só por ela. Ela decide pelas que vieram antes e pelas que ainda vão nascer. Cada voto feminino carrega história, luta e transformação”, pontuou a parlamentar.
Mabel Canto reconhece que, nesse período, as mulheres tiveram grandes conquistas, mas que ainda há muito a avançar. “Precisamos, principalmente, da presença da mulher na política. Da mulher sendo votada. As mulheres representam mais da metade da população brasileira. Mas a representação nas câmaras municipais, nas assembleias legislativas e no Congresso Nacional é baixa”, detalhou a deputada estadual. Cenário esse que não favorece, por exemplo, a formulação de políticas públicas. “Estudos apontam que, quando a mulher está à frente da política, há menos corrupção e mais políticas públicas sendo criadas para a população”, complementou a parlamentar.
A bancada feminina da Alep conta hoje com dez deputadas estaduais. “As mulheres têm força, sensibilidade e muita competência para estar neste espaço de decisão”, finalizou a parlamentar.
Título de eleitor
A deputada estadual Mabel Canto (PP) aproveitou a ocasião para reforçar a importância de os jovens fazerem o título de eleitor. “Meninos e meninas que buscam uma sociedade mais igualitária devem exercer esse papel cidadão”, disse a parlamentar. O título pode ser feito on-line, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir dos 16 anos de idade, de forma não obrigatória. “Rápido, simples e você resolve isso em poucos minutos”, garantiu Mabel Canto. O prazo para solicitar o título de eleitor, regularizar a situação eleitoral ou transferir o domicílio vai até 6 de maio.
Notícias Relacionadas
Assembleia concede Título de Cidadania Honorária do Paraná à delegada Ana Paula Cunha Carvalho
Proposta pela deputada Mabel Canto (PP), honraria reconhece atuação da delegada à frente do Nucria em Ponta Grossa.
Leia mais
Assembleia recebe oficialmente Selo Bronze de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres
Legislativo paranaense foi a primeiro do Brasil a receber certificação da ABNT.
Leia mais
Projeto de lei propõe diretrizes para criação de grupos de apoio a mulheres em situação de violência no Paraná
Proposição é de autoria da deputada Cristina Silvestri (PP), em conjunto com outros parlamentares.
Leia mais
Projeto de lei propõe criação de semana estadual de enfrentamento à violência contra a mulher na internet
Projeto de Lei (PL) foi protocolado pela deputada estadual na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Proposta surgiu após participação, em março, em evento da ONU, em Nova York (EUA).
Leia mais