Deputada Mabel Canto (PSDB) e Bancada Feminina apresentam emendas para a LDO 2024
A liderança feminina da Assembleia Legislativa, deputada Mabel Canto (PSDB), bem como as demais deputadas que integram a bancada, apresentaram nesta segunda-feira (29) seis emendas ao projeto de lei nº 270/2023, que busca o fortalecimento de um Orçamento Sensível a Gênero e Raça (OSGR) no Paraná. As emendas trazem diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária do exercício financeiro de 2024, onde foram apresentados objetivos para alcançar a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres e meninas paranaenses.
Seguindo as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio das emendas, propõe-se acabar com todas as formas de discriminação contra as mulheres e meninas, além de garantir a participação plena e efetiva das mulheres, assim como a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica ou pública.
A ideia ainda é assegurar o acesso à saúde sexual, reprodutiva e os direitos reprodutivos às mulheres e meninas, como acordado com o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre a População e Desenvolvimento e com a Plataforma de Ação de Pequim e os documentos resultantes de suas conferências de revisão. As emendas estão em trâmite e serão analisadas pelo Poder Legislativo.
Notícias Relacionadas
Bancada Feminina e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher debatem estratégias para prevenir a violência política de gênero nas eleições de 2026
Parlamentares e conselheiras debateram ações para ampliar a participação feminina na política e enfrentar a violência de gênero no processo eleitoral.
Leia mais
Assembleia concede Título de Cidadania Honorária do Paraná à delegada Ana Paula Cunha Carvalho
Proposta pela deputada Mabel Canto (PP), honraria reconhece atuação da delegada à frente do Nucria em Ponta Grossa.
Leia mais
PEC protocolada na Assembleia proíbe admissão de condenados por crimes de violência contra a mulher no serviço público estadual
Proposta foi apresentada na Casa pelas deputadas que compõem a Bancada Feminina e pelo presidente do Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD).
Leia mais
Assembleia recebe oficialmente Selo Bronze de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres
Legislativo paranaense foi a primeiro do Brasil a receber certificação da ABNT.
Leia mais