Deputada Márcia Huçulak (PSD) fala em Umuarama sobre como reforçar o SUS

02/03/2023 16h58 | por Assessoria Parlamentar

“O SUS é um caso único no mundo, permite acesso de todos ao sistema de saúde e precisa ser cada vez mais priorizado, principalmente após a pandemia”, afirma a parlamentar.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) fará palestra nesta sexta-feira (03/03) na Conferência Municipal de Saúde de Umuarama. Ela vai abordar a questão de garantia de direitos em Saúde e defesa do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com Márcia, o reforço do SUS é fundamental para assegurar atendimento de qualidade à população, num cenário de demanda crescente de serviços.

“O SUS é um caso único no mundo, permite acesso de todos ao sistema de saúde e precisa ser cada vez mais priorizado, principalmente após a pandemia”, afirma ela, que foi responsável pelo combate à covid na capital.

Desafios

Este período pós-pandemia trouxe novos desafios à Saúde Pública. Um problema que se repete em vários lugares é o acumulo de cirurgias eletivas, represadas durante a pandemia. Eletivas são aquelas intervenções não urgentes, agendadas pelo médico para, por exemplo, resolver problemas ortopédicos, circulatórios, de visão, entre outros.

Outra questão relevante é a necessidade de incorporar novas tecnologias ao sistema público, qualificando e ampliando o atendimento à população. “O teleatendimento e a telemedicina precisam estar mais presentes. Cabe ao poder público viabilizar isso e garantir a qualidade dos serviços”, afirma.

Conferência

As conferências municipais – como a que será realizada em Umuarama – são uma das etapas da Conferência Nacional de Saúde, cuja 17ª edição acontece em julho. O encontro é realizado a cada quatro anos e funciona como espaço de diálogo entre governo e sociedade civil para elaboração das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).