Deputada Maria Victoria (PP) entrega prêmio Rosy de Macedo para primeira-dama Luciana Massa

04/03/2024 18h24 | por Assessoria Parlamentar
A deputada estadual Maria Victoria (PP) ao lado da presidente da Ação Solidária do Paraná e primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa.

A deputada estadual Maria Victoria (PP) ao lado da presidente da Ação Solidária do Paraná e primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Maria Victoria (PP) ao lado da presidente da Ação Solidária do Paraná e primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa.

A deputada estadual Maria Victoria (PP) entregou o prêmio “Rosy de Macedo Pinheiro Lima” à presidente da Ação Solidária do Paraná e primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa. A homenagem foi feita nesta segunda-feira (4) durante a sessão na Assembleia Legislativa do Paraná.

“A Luciana Saito Massa possui um papel fundamental na coordenação de todas as iniciativas de ação solidária do Governo do Estado. Ela representa a força e a determinação das mulheres que lutam incansavelmente pela garantia dos direitos e redução da desigualdade”, afirmou Maria Victoria.

A deputada citou o programa Paraná Rosa em Ação do Governo do Estado que é organizado pelo gabinete da primeira-dama em parceria com as secretarias da Saúde e da Justiça e Cidadania e diversos órgãos.

“Uma iniciativa inovadora que tem o objetivo de informar, alertar e conscientizar à sociedade paranaense sobre os cuidados com a saúde física e mental das mulheres”, frisou.

O prêmio “Rosy de Macedo Pinheiro Lima” foi entregue a dez mulheres indicadas pela Bancada Feminina por suas atividades e contribuições à sociedade paranaense. São dez mulheres que representam a força, garra e determinação feminina. A homenagem faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Bancada

A atual legislatura conta com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior história. No último período legislativo, eram cinco. A bancada é formada pelas deputadas Maria Victoria, Marcia Huçulak (PSD), Ana Júlia (PT), Luciana Rafagnin (PT), Flávia Francischini (União); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto (PSDB), Cristina Silvestri (PSDB), Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade).

História

A premiação lembra a história da primeira deputada paranaense, Rosy de Macedo Pinheiro Lima (1914-2002). Rosy de Macedo se elegeu deputada pela União Democrática Nacional (UDN) em 1947, nas primeiras eleições para a Assembleia Legislativa desde 1934.

Nascida em Paris, iniciou os estudos na Áustria, na tália e na capital francesa. De volta a Curitiba, com apenas 19 anos Rosy concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito do Paraná em 1933. Nesse mesmo ano, ao lado da advogada Ilnah Secundino de Oliveira e Deloé Scalco, fundou o Centro Paranaense Feminino de Cultura (CPFC), do qual foi a primeira presidente. O CPFC foi inovador na realização de projetos culturais, saraus literários e concertos, publicação de livros e ação filantrópica, com a criação de um local de cuidados à criança.

Em 1937, Rosy de Macedo defendeu a tese A mãe e o Direito Civil na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, e se tornou a primeira mulher no país a obter o doutorado em Direito. Em 1944, seu trabalho se dividia entre o Centro Feminino de Cultura, os estudos literários e o trabalho como advogada. Com a deposição da ditadura varguista, em outubro de 1945, ela se filiou à UDN e dois anos depois foi eleita deputada estadual.

A atuação de Rosy Macedo na Assembleia Legislativa teve ênfase na educação e na inclusão da mulher na ação pública. Depois dela, só nos anos 1980 a Assembleia Legislativa do Paraná voltou a ter uma deputada.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação