
A deputada Maria Victoria (PP) participou nesta terça-feira (30), em Curitiba, do Encontro Estadual de Vereadoras do Paraná e destacou a importância da definição de prioridades e bandeiras claras, que orientem o trabalho parlamentar e aproximem as vereadoras das reais necessidades da população.
A parlamentar reforçou que a política é a melhor ferramenta para transformar a sociedade e melhorar a vida de quem mais precisa. “Construir bandeiras sólidas é o caminho para alcançar resultados concretos”, disse.
O encontro foi organizado pela Associação das Vereadoras do Paraná, presidida pela vereadora de Foz do Iguaçu, Anice Nagib Gazzaoui (PP). A Associação paranaense é a primeira entidade criada com o objeto de reunir vereadoras no Brasil.
Segundo Maria Victoria, as câmaras municipais podem ser espaços de transformação, desde que as vereadoras identifiquem as demandas mais urgentes de suas comunidades e as transformem em bandeiras de luta. “Ter clareza de propósito e assumir compromissos reais é o que nos permite fazer a diferença”.
Bandeiras
No terceiro mandato na Assembleia Legislativa, Maria Victoria compartilhou sua experiência de 10 anos de vida pública, detalhou conquistas e suas áreas de atuação com foco nas crianças, famílias, mulheres, inovação e desenvolvimento econômico.
A deputada explicou como ocorreu o processo de iniciar, em 2015, os debates sobre doenças raras no Paraná. “Fomos a primeira Assembleia Legislativa a discutir e aprovar leis sobre o tema”, frisou.
Maria Victoria é autora de 10 leis aprovadas e sancionadas entre elas a Lei do Fevereiro Lilás e da ampliação do teste do pezinho. E há outros cinco projetos de lei que tratam da temática em tramitação na Assembleia.
“Uma das nossas maiores conquistas é o Hospital da Criança de Maringá, uma unidade pediátrica de referência com Ambulatório de Genética, preparada para atender famílias de Maringá de toda a região”, pontuou.
A deputada também falou sobre a atuação na Frente Parlamentar da Primeira Infância, a articulação junto ao Governo do Estado para implantar o inglês nas escolas municipais e a criação de legislações que estimulem investimentos em inovação e energia renovável.
“Trabalhamos para garantir desenvolvimento, geração de emprego e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.
Voluntariado
A deputada também apresentou as iniciativas do Conselho de Ação Solidária e Voluntariado da Assembleia Legislativa. Braço do Poder Legislativo que coordena campanhas de arrecadação e iniciativas de solidariedade em parceria com entidades e outros órgãos.
“Coloco a experiência do Conselho da Assembleia à disposição das Câmaras Municipais, podemos firmar parcerias para levar programas e projetos à todas as regiões”, ressaltou.