Deputada Maria Victoria (PP) solicita inclusão da vacina contra herpes-zóster no SUS

02/03/2023 10h44 | por Assessoria Parlamentar
Estudos apontam que todos os anos mais de dois milhões de pessoas são acometidas pela doença. A vacinação gratuita pelo SUS é condição necessária para prevenir novos casos”, defende Maria Victoria.

Estudos apontam que todos os anos mais de dois milhões de pessoas são acometidas pela doença. A vacinação gratuita pelo SUS é condição necessária para prevenir novos casos”, defende Maria Victoria.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Estudos apontam que todos os anos mais de dois milhões de pessoas são acometidas pela doença. A vacinação gratuita pelo SUS é condição necessária para prevenir novos casos”, defende Maria Victoria.

A deputada estadual Maria Victoria (PP) encaminhou um ofício à ministra da Saúde, Nísia Trindade de Lima, solicitando a inclusão da vacina contra o herpes-zóster no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A deputada explica que existem duas opções de vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), porém ambas só estão disponíveis nas clínicas particulares. “São vacinas que possuem um alto custo, o que torna impeditivo para a maior parte da população brasileira. Estudos apontam que todos os anos mais de dois milhões de pessoas são acometidas pela doença. A vacinação gratuita pelo SUS é condição necessária para prevenir novos casos”, defende Maria Victoria.

Covid

O herpes-zóster é causado pelo mesmo vírus que provoca a catapora. Fica alojado no corpo até que uma circunstância de baixa de imunidade faça com que volte a aparecer. Na prática, qualquer pessoa que teve catapora ou contato com o vírus pode desenvolver o herpes-zóster. Há diversos casos de relatos da doença surgir após a Covid.

O herpes-zóster pode causar dores intensas, que impossibilitam movimentos simples como vestir as roupas, deitar na cama ou até mesmo se mexer.  A dor é chamada de neuralgia e pode durar de três semanas a seis meses. A doença também provoca lesões avermelhadas no corpo e pode atingir diferentes locais, como perna, coxa ou cabeça.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação