Deputada Propõe Nome de Médico Ao Hospital Regional do Sudoeste

26/02/2008 15h53 | por Roberto Salomão / 41 3350-4191 / www.luizromanelli.com.br / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA LIDERANÇA DE GOVERNO / DEPUTADO LUIZ CLAUDIO RO
A Assembléia Legislativa aprovou nesta terça-feira (26), projeto de lei da deputada Luciana Rafagnin (PT) que propõe o nome de Walter Alberto Pecoits ao Hospital Regional do Sudoeste. O projeto segue agora para sanção do governador Roberto Requião que já adiantou à deputada Luciana que é favorável à proposta de prestar uma homenagem à história de vida e de trabalho do médico, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Francisco Beltrão.O hospital será referência para toda a região Sudoeste, sobretudo na área de procedimentos médicos alta complexidade. Com mais de 12 mil metros quadrados de área construída, o hospital tem investimento de mais de R$ 14 milhões e atenderá a uma população de 558 mil habitantes de 42 municípios. A unidade terá 120 leitos destinados ao atendimento de alta complexidade, além de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos, dez UTIs para neonatal, dois leitos pediátricos e oito leitos para Unidade de Cuidados Intermediários. Terá clínica médica, clínica cirúrgica, clínica obstétrica e clínica pediátrica. A obra já está pronta e deve ser entregue em março. O Governo do Estado está chamando os funcionários de concursos públicos já realizados. Já foi solicitada a compra de equipamentos e mobiliário. BIOGRAFIA - Walter Pecoits é uma figura histórica no Sudoeste do Paraná. Nascido em Santa Maria (RS) e formado em Medicina, iniciou sua militância no movimento estudantil, tendo sido eleito vereador na cidade gaúcha de Erechim. Já no Sudoeste, foi prefeito de Francisco Beltrão, tendo participado ativamente da histórica Revolta dos Colonos, que no ano passado completou 50 anos. Em 1964, era deputado estadual, tendo sido cassado, preso e torturado pelo regime militar. Com a redemocratização, foi chefe da Casa Civil do governo José Richa, em 1986, tendo exercido ainda as funções de secretário estadual da Reforma Agrária. De volta a Francisco Beltrão, foi diretor da 8ª Regional de Saúde por sete anos. Teve atuação marcante na defesa da melhoria das condições de saúde da população da região. Pecoits morreu em junho de 2004, aos 86 anos. Pouco depois, ao visitar Francisco Beltrão, o governador Roberto Requião prometeu que o Hospital Regional do Sudoeste ganharia o nome de Pecoits, a quem chamou “meu grande amigo”.