Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) apresenta projeto de lei que torna Curitiba Capital dos Esportes

Parlamentar destaca tradição e realização de diversas competições de âmbito nacional e internacional na cidade, além da infraestrutura de referência em várias modalidades.

Para a autora do projeto, tamanha diversidade de competições faz de Curitiba um dos principais polos esportivos do Brasil.
Para a autora do projeto, tamanha diversidade de competições faz de Curitiba um dos principais polos esportivos do Brasil. Créditos: Prefeitura de Curitiba

A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) apresentou nesta terça-feira (28/10) projeto de lei que torna Curitiba a Capital dos Esportes do estado, em reconhecimento a tradição, estrutura e promoção de atividades esportivas por parte do município.

“Curitiba é uma referência muito forte em políticas públicas de esportes e lazer, em várias modalidades”, avalia Márcia, lembrando os benefícios diretamente ligados aos esportes, como promoção de saúde e inclusão social. “Precisamos reconhecer e valorizar esse grande trabalho desenvolvido na cidade.”

De acordo com a justificativa do projeto, Curitiba se destaca por sediar grandes eventos esportivos de relevância nacional e internacional, em diferentes modalidades – como maratona, corridas de rua, provas ciclísticas, torneios de futebol, campeonatos de natação, artes marciais, ginástica, entre outras.

Para Márcia, tamanha diversidade de competições faz de Curitiba um dos principais polos esportivos do Brasil.

Entre as competições realizadas regularmente na cidade, estão, por exemplo, a Maratona de Curitiba, o Triathlon Internacional e a Corrida da Polícia Militar.

A capital também tem recebido competições relevantes no cenário nacional, como a Taça Brasil Sub-21 de Judô, o Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15 de Judô, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, além de diversas provas do calendário nacional de corridas de rua e natação.

Provas de âmbito internacional incluem recentes provas do ATP Challenger de Tênis, a Copa do Mundo de Escalada Esportiva, a Copa do Mundo de Bocha Paralímpica e o Mundial de Clubes de Futebol 7.

Estrutura múltipla

Entre os destaques da infraestrutura esportiva curitibana estão o Paredão de Escalada do Parque Olímpico do Cajuru, considerado uma das estruturas mais modernas do Brasil na categoria; a Pista de BMX (modalidade de ciclismo) do mesmo complexo; a Pista de Skate do Tarumã, integrada ao Centro Nacional de Treinamento Olímpico da modalidade; e a Raia Náutica do Parque Náutico Municipal, uma das maiores raias naturais da América Latina, utilizada para práticas de remo, canoagem, vela e paradesporto.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação