Deputadas e deputados tomam posse na Assembleia Legislativa e elegem nova Mesa

01/02/2023 19h23 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Nova Mesa Diretora da Casa foi eleita para biênio 2023- 2025.

Nova Mesa Diretora da Casa foi eleita para biênio 2023- 2025.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Nova Mesa Diretora da Casa foi eleita para biênio 2023- 2025.

Uma posse das mais concorridas. Representantes de todos os poderes e de órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), entre outros, reforçando a harmonia entre as instituições, como lembrou o presidente do TJ, desembargador José Laurindo.

(Sonora)

Galerias lotadas de familiares dos 54 deputados estaduais, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, lideranças regionais... e um espaço montado fora do plenário para acomodar o público, que pôde acompanhar a cerimônia por telões. Assim foi a posse dos parlamentares para a 20ª legislatura, que vai até 31 de janeiro de 2027. Um por um os eleitos em outubro do ano passado fizeram o juramento. Dos 54 parlamentares que tomaram posse, 30 foram reeleitos e 17 assumem o mandato pela primeira vez. Outros sete parlamentares retornam à Assembleia, após terem assumido em legislaturas passadas na condição de suplentes ou após cumprirem mandatos de deputado federal e prefeito.

Em seguida, como manda o Regimento Interno da Casa, foi eleita para os dois próximos anos a Mesa Executiva, encabeçada pelo presidente Ademar Traiano (PSD), tendo Alexandre Curi, como  1º secretário, e  Maria Victoria (PP), como 2ª secretária (os três formando a Comissão Executiva). Também fazem parte da Mesa o deputado Marcel Micheletto (PL), que assume a primeira vice-presidência, o deputado Ney Leprevost (União Brasil), como segundo vice-presidente, e a deputada Cristina Silvestri (PSDB), que se torna a terceira vice-presidente. A terceira secretaria fica sob o comando do deputado Goura (PDT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), como quarto secretário, e pelo deputado Dr. Antenor (PT), como quinto secretário.

O presidente Traiano, que assume o nono mandato como deputado estadual, ocupa pela quinta vez a função. Ele tem 70 anos, é pai de três filhos e tem quatro netos.  Com 40 anos de vida pública, iniciada como vereador em Santo Antônio do Sudoeste, fez um discurso de esperança. Disse que o cargo, o mais desafiador da vida pública, especialmente, ao longo da pandemia, mas também o mais recompensador, exige muito diálogo e articulação. E que teve a sorte de contar com todos os parlamentares para trabalhar. E se comprometeu a continuar atuante, com mais trabalho e ainda mais responsabilidade, com apoio das instituições e do corpo técnico da casa. E se comprometeu ainda a continuar dialogando com os deputados, governo e, principalmente, com a população do Paraná.

(Sonora)

O 2º secretário, Alexandre Curi, o deputado mais votado nas últimas eleições, se comprometeu a dar ainda mais transparência ao poder legislativo  e continuar parceiro do Governo do estado na devolução de recursos para obras em todo o Paraná.