Deputado Ademar Traiano é o novo presidente da Assembleia Legislativa

01/02/2015 17h32 | por Luiz Alberto Pena e Sandra C. Pacheco
Deputado Plauto Miró (DEM).

Deputado Plauto Miró (DEM).Créditos: Pedro de Oliveira (Alep / crédito obrigatório)

Deputado Plauto Miró (DEM).
Os integrantes da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa, órgão colegiado que dirigirá os trabalhos legislativos e administrativos do Poder Legislativo estadual nos próximos dois anos, foram eleitos durante a segunda sessão preparatória realizada neste domingo (1º), logo depois da posse dos deputados estaduais membros da 18ª Legislatura, instalada na ocasião. A chapa “Parlamento Forte” – liderada pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), como candidato à Presidência, única inscrita para o pleito, foi aprovada com 51 votos favoráveis, havendo ainda duas abstenções. Somente o deputado Nelson Justus (DEM), na qualidade de presidente da sessão, não votou.

Plauto Miró Guimarães (DEM) foi novamente eleito para responder pela 1ª Secretaria da Casa, enquanto Ademir Bier (PMDB) também foi reconduzido para a 2ª Secretaria. Os demais membros da Mesa Executiva para o biênio que inicia são os seguintes: Jonas Guimarães (PMDB), 1º vice-presidente; André Bueno (PDT), 2º vice-presidente; Gilberto Ribeiro (PSB), 3º vice-presidente; Adelino Ribeiro (PSL), 3º secretário; José Carlos Schiavinato (PP), 4º secretário; e Ney Leprevost (PSD), 5º secretário.

Proclamada eleita a Mesa pelo deputado Nelson Justus (DEM), que presidia a sessão até aquele momento, os eleitos assinaram o termo de posse, com Ademar Traiano assumindo a Presidência, assim como os secretários Plauto Miró e Ademir Bier passaram a ocupar as respectivas cadeiras à Mesa diretora dos trabalhos.

O novo presidente fez então o seu primeiro pronunciamento como chefe do Poder Legislativo estadual, destacando especialmente que pretende investir em novos canais de acesso à informação por parte do cidadão, ampliando cada vez mais a transparência das ações da Assembleia, valorizando seus servidores e dedicando tratamento respeitoso aos deputados. Traiano sinalizou também que pretende realizar uma administração que buscará a união e o fortalecimento da Casa. “Todos serão reconhecidos e prestigiados pelo trabalho que desempenharão – nas comissões, no Plenário, nos cargos de direção e na atuação política”, sublinhou. O deputado concluiu a sua manifestação assegurando que todos os paranaenses podem contar com seu empenho, dedicação e senso de Justiça “para que todos possamos ter orgulho da nossa Assembleia Legislativa”.

Pouco antes do encerramento dos trabalhos o presidente Traiano convocou seus pares para a sessão plenária a ser realizada nesta segunda-feira (2), no horário regimental das 14h30, para cumprimento do disposto no inciso X do art. 87 da Constituição Estadual, quando o governador do Estado, Beto Richa, apresentará a mensagem e o seu plano de Governo, expondo a situação do Estado.

Novo presidente – Ademar Luiz Traiano nasceu em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, no dia 3 de janeiro de 1953. É formado em Direito e inicia agora o seu sétimo mandato como deputado estadual.

Traiano começou na vida pública e política em 1982, como vereador e presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio do Sudoeste, município onde possui uma fábrica têxtil. Foi vereador de 1983 a 1986, quando, ao final do mandato, elegeu-se o primeiro prefeito do município depois da abertura política em 1985, administrando a cidade até 1988. Em seguida, ele foi presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP).

Traiano elegeu-se deputado estadual pela primeira vez para a legislatura de 1991 a 1994. Logo no início do primeiro mandato na Assembleia foi escolhido para ocupar a 2ª Secretaria da Mesa Executiva da Casa, assumindo, também, a 1ª Secretaria, na mesma legislatura, com o afastamento do então deputado João Batista de Arruda, que foi eleito prefeito de Francisco Beltrão.

Em 1997 Traiano voltou a ocupar uma cadeira de deputado estadual na Assembleia, como primeiro suplente. Neste período ele foi membro de diversas comissões permanentes da Casa, chegando a presidir a Comissão de Defesa do Consumidor. Foi novamente eleito em 1998, pelo PTB, para o período compreendido entre1999 e 2002.

Pela quarta vez, em 2002, Traiano foi reeleito deputado estadual pelo PSDB. Neste período, além de ocupar a liderança do partido, Traiano integrou as comissões de Constituição e Justiça; de Finanças; Orçamento; Segurança Pública; Turismo; Assuntos do Mercosul e a Comissão de Redação.

Reeleito para o quinto mandato na Assembleia, entre 2007 e 2010 o deputado integrou a Comissão de Orçamento; de Tomada de Contas; de Educação; da Cultura; de Esportes; de Ciência e Tecnologia; e da Comissão de Fiscalização da Assembléia Legislativa e Assuntos Municipais. Além disso, participou da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi presidente do Conselho de Ética do PSDB.

Em 2010 foi reeleito para o seu sexto mandato. Foi então escolhido pelo governador Beto Richa como líder do Governo na Assembleia Legislativa. Participou ativamente da equipe de transição entre os governos passado e atual.

Eleito em 2014 para o sétimo mandato no Legislativo estadual, o novo presidente da Assembleia obteve 69.740 votos nas últimas eleições.