Deputado Adriano José (PP) entrega Menção Honrosa ao Grupo Gralha Azul, de Paranavaí

24/04/2024 10h33 | por Assessoria Parlamentar
Deputado Adriano José entrega a homenagem aos integrantes do Grupo Gralha Azul.

Deputado Adriano José entrega a homenagem aos integrantes do Grupo Gralha Azul.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Deputado Adriano José entrega a homenagem aos integrantes do Grupo Gralha Azul.

O deputado Adriano José (PP) entregou Menção Honrosa ao Grupo Gralha Azul, de Paranavaí, em reconhecimento aos seus 50 anos de história e contribuição à cultura paranaense. “Essa homenagem foi um momento de celebração e reconhecimento do trabalho artístico e cultural excepcional realizado pelos integrantes do grupo”, destacou o parlamentar.

A trajetória do Grupo Gralha Azul teve início no movimento cultural que se desenvolveu em Paranavaí no final da década de 60, a partir do Teatro Estudantil de Paranavaí, TEP, fundado pelo professor Huany França. Com o lançamento da peça "Morte e Vida Severina" e a realização do Festival de Música, Contos e Poesias de Paranavaí, Femup, o embrião do grupo musical foi formado por talentosos integrantes como Paulo Cesar de Oliveira, Dorival Ferreira Torrente, José Carlos dos Santos (Zé Cambé) e Valésio Willemann, entre outros.

A inspiração e saudade da terra natal levaram Paulo César de Oliveira, conhecido como PC, a compor músicas como "Saudade da Gralha Azul", que deu nome ao grupo, e outras canções que marcaram a identidade regionalista do Grupo Gralha Azul.

Desde a primeira mostra musical em 1977, com o show "Canto da Terra", no Cine Paranavaí, o Grupo conquistou reconhecimento participando de festivais de música e realizando shows em diversas cidades, inclusive em eventos nacionais.

Com a gravação de vários álbuns e participações em projetos musicais pelo Brasil, o Grupo Gralha Azul se destacou pela autenticidade de suas composições, todas de autoria de compositores de Paranavaí. A dedicação e paixão pela música e pela cultura paranaense fizeram do Grupo uma referência artística reconhecida, inclusive internacionalmente, com a distribuição de CDs na França e participações em eventos culturais pelo país.

Apesar das perdas significativas de integrantes ao longo dos anos, o Grupo Gralha Azul permanece firme em sua missão de preservar e promover a cultura e a música paranaense. Atualmente, é composto por talentosos artistas que mantêm viva a essência e a tradição do grupo.

“É um reconhecimento justo e merecido a essas pessoas que, ao longo de quase 50 anos, contribuíram para enriquecer a cultura e o nome de Paranavaí. O Grupo Gralha Azul é, sem dúvida, um patrimônio artístico e cultural querido e admirado por todos que têm o privilégio de apreciar sua música e seu legado”, concluiu o deputado Adriano José.