Deputado Alisson Wandscheer (SD) destaca cessão de prédio histórico em Antonina à UTFPR Espaço será dedicado a atividades de educação, cultura e pesquisa da instituição.

25/04/2024 13h37 | por Assessoria Parlamentar

O acordo que formalizou essa parceria foi selado na última terça-feira (23) entre a Prefeitura Municipal de Antonina e a UTFPR, nas dependências do icônico prédio histórico.Créditos: Eliel Ramos

A interlocução do deputado Alisson Wandscheer (SD) foi decisiva para o destino de um dos patrimônios históricos mais emblemáticos do Litoral do Paraná. O Armazém Macedo, em Antonina, será agora um centro de educação, cultura e pesquisa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O acordo que formalizou essa parceria foi selado na última terça-feira (23) entre a Prefeitura Municipal de Antonina e a UTFPR, nas dependências do icônico prédio histórico. A carta de intenções cedendo o Armazém Macedo à instituição de ensino superior foi assinada pelo prefeito José Paulo Vieira Azim, pela diretora-geral do campus Curitiba da universidade, Rossana Finau, e pelo deputado Alisson Wandscheer.

A atuação do gabinete do deputado Alisson na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) junto aos órgãos federais, estaduais e municipais foi fundamental para a concretização da parceria. “Durante um ano a nossa equipe na ALEP trabalhou para firmar esse acordo que culminou com a cessão deste prédio centenário para a UTFPR e a transformação do local em um espaço dedicado à educação, cultura e preservação histórica. As conversas envolveram muitas pessoas e tiveram grande apoio do deputado federal Toninho Wandscheer, em Brasília”, afirmou.

Pelo termo de compromisso, o campus Curitiba da universidade desenvolverá projetos para ampliar os estudos e pesquisas relacionadas ao patrimônio cultural, arquitetura e história de Antonina e região. “O espaço será cuidado, preservado e servirá tanto aos estudantes quanto à comunidade local e visitantes. Será uma referência ainda mais importante para o desenvolvimento da cidade”, explicou o deputado.

Além da Prefeitura de Antonina e da UTFPR, as tratativas envolveram a Secretária de Patrimônio da União (SPU) e o IPHAN. “O acordo é um marco para a preservação do patrimônio histórico e cultural. É um presente de Antonina para a UTFPR”, disse Alisson.

História

Construído na segunda metade do século XIX na Região da Baia de Antonina, o Armazém Macedo servia para depósito da produção de erva-mate e residência da família Macedo. Tombado em 2012, o prédio centenário representa a fase áurea da industrialização e da atividade portuária do estado. Entre 2019 e 2022, foi totalmente restaurado, com investimentos de aproximadamente R$ 7,2 milhões do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. Antes da restauração, mesmo em ruínas, era o ponto turístico mais visitado da cidade.

Parceria

Durante a cerimônia, o prefeito José Paulo enfatizou a preocupação em preservar a memória e a história da cidade e agradeceu ao deputado Alisson pelo empenho em todo o processo. “Lutamos muito para dar um bom direcionamento ao Armazém Macedo, esta joia do patrimônio histórico paranaense, que antes era uma ruína, foi restaurado e necessita de cuidados. O apoio do deputado Alisson foi inestimável para que isso pudesse acontecer, para que coisas boas aconteçam para Antonina.

A professora Rossana Finau agradeceu todos os atores envolvidos no processo e ressaltou que o espaço será utilizado por alunos e pela comunidade. “É importante abrir as portas do conhecimento e preservar a história do nosso povo. Muitas ações voltadas para a educação, em todos os níveis, a cultura e a arte serão desenvolvidas aqui”, disse.

Segundo ela, as atividades no local devem iniciar no próximo mês de junho.

Já a professora Giceli Portela, da UTFPR, destacou o valor histórico e acadêmico do Armazém Macedo como inestimável. “Esse espaço é um patrimônio histórico muito importante para a cidade, para o sul do Brasil, para o Paraná. E para nós, arquitetos que gostamos de patrimônio histórico, é uma importância incomensurável“, disse.

Para Anna Finger, chefe do Iphan-PR, afirmou que “este presente da cidade para a UTFPR vai fomentar a educação, a cultura, o desenvolvimento regional, o turismo, a preservação da nossa história”.

A assinatura foi acompanhada pela vice-prefeita de Antonina, Rozane Maristela Benedetti Osaki, o vereador José Alves de Souza (Zé Boiadeiro), secretários e servidores municipais, professores e alunos da UTFPR.