Aprovada homenagem para o Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil Deputado Guerra propôs Votos de Louvor e Congratulações com Menção Honrosa à unidade policial pelos serviços prestados em prol da Segurança Pública no Estado.

09/12/2020 17h30 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou nesta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Paraná, requerimento com Votos de Louvor e Congratulações com Menção Honrosa ao Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil do Paraná, pelos valorosos serviços prestados em prol da Segurança Pública no Estado.

Fundado em 2012, o Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil atualmente conta com 15 cães em suas cinco bases operacionais, e é composto pela delegada-chefe Ana Cristina Ferreira Silva e nove policiais civis: Juliano Riboli, Caroline Luise Graneto, Naiana Casagrande, Fernando Kugnharski, Marcos Vinicius Shinnae, Anderson Rodrigo Gonçalves, Misael de Lima Nemeck, Vinicius Roberto Nascimento Vargas e Reginaldo Campos.

Os policiais estão lotados em Curitiba (4), Pato Branco (2), Cascavel (1), Laranjeiras do Sul (1) e Maringá (1) e todos possuem formação especializada em Cinotécnica (área que abrange conhecimentos relacionados ao treinamento de cães para tarefas específicas), que é uma prática reconhecida nacionalmente, sendo referência de trabalho para várias unidades da Polícia Civil de todo o Brasil.

O plantel do Canil Central de Curitiba é formado por quatro cães farejadores de drogas, armas e munições; de Pato Branco por três cães farejadores de drogas, armas e munições e por um cão de busca de pessoas desaparecidas; de Cascavel por três cães farejadores de drogas; de Laranjeiras do Sul por um cão farejador de drogas, armas e munições; e o de Maringá por um cão farejador de drogas, armas e munições.

“O NOC tem bem evidente a importância da utilização dos cães como ferramenta de trabalho, pois atuam de forma rápida, versátil e acessível nas diferentes áreas em serviços da Segurança Pública, com atividades relacionadas ao faro de entorpecentes, artefatos explosivos, salvamento de humanos, possuindo ainda funções de caráter preventivo e de enfrentamento, podendo-se citar o patrulhamento a pé, motorizado, embarcado e aéreo” destaca trecho do requerimento.

Atuação - Além de atender as demandas por cães farejadores de todas as unidades da Polícia Civil, prezando sempre pelo atendimento das ocorrências pela base operacional mais próxima da cidade solicitante, o Núcleo de Operações com Cães presta apoio a várias forças de segurança como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Penitenciário (Depen), Guardas Municipais, Polícia Militar, Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) do Ministério Público e Polícia Federal (PF).

O NOC inclusive integra as ações da Operação Hórus, uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública envolvendo forças policiais e de fiscalização estaduais e federais do Paraná e Mato Grosso do Sul para o combate ao narcotráfico, a crimes violentos, contrabando de armas e produtos ilegais e ao descaminho na faixa de fronteira.

Por conta da atuação efetiva contra diversos crimes apresentando muitos resultados positivos, representantes da Polícia Civil de diversos estados já vieram ao Paraná visitar e conhecer a estrutura das bases operacionais, e estão se espelhando no que foi construído para implantar o NOC em suas unidades, tais como Santa Catarina, Sergipe, Maranhão, Goiás.