Deputado Bertoldi Propõe Instalação de Comissão de Assuntos Metropolitanos

13/03/2007 14h14 | por Assessoria de Imprensa / Patrícia Comunelo / (41) 3077-4438 - 9181-5468
O deputado estadual Osmar Bertoldi (PFL) apresentou uma emenda aditiva ao projeto de resolução que trata da criação de novas comissões na Assembléia Legislativa. Ele propõe a criação de uma nova comissão permanente: a Comissão de Assuntos Metropolitanos, que vai ter competência sobre todos os assuntos relativos a regiões metropolitanas e aglomerados urbanos do Paraná que forem tratados na Assembléia.A Assembléia já aprovou as RMs de Londrina e Maringá. Tramitam pela casa projetos de criação das RMs de Ponta Grossa, Cascavel e Guarapuava. Se forem somadas com a da Região Metropolitana de Curitiba, a população total destas regiões chega a 6 milhões e 255 mil habitantes, o que mostra, segundo Bertoldi, a importância da criação desta nova comissão.“Esta comissão será um instrumento legítimo para a proposição e discussão de políticas públicas que poderão ser integradas no âmbito dos aglomerados urbanos”, comenta o deputado, lembrando que mesmo na RM de Curitiba nem o transporte coletivo está todo integrado. Bertoldi diz que é possível ampliar a integração para outras áreas, como saúde e educação.Em seu livro “Idéias para uma Metrópole Sustentável”, o deputado explica que, nas próximas décadas, as metrópoles deverão ter um modelo de gestão que atenda de fato às necessidades de suas populações. “Para que isso ocorra, é preciso articular e compatibilizar o planejamento territorial urbano e os planos diretores urbanos dos municípios integrantes da metrópole, além de criar uma forte economia local, proteger o meio ambiente, atualizar os padrões de habitação popular e integrar os serviços públicos”.