Deputado Cleiton Kielse (pmdb)

15/09/2009 17h13 | por Carlos Reiss / 41 9925-4221 / carlosreiss@gmail.com
“Toda grande marcha começa com o primeiro passo, e o primeiro passo foi dado hoje”. Com este discurso otimista, o governador Roberto Requião anunciou, na manhã desta terça-feira (15) durante a Escola de Governo, a autorização oficial para o início dos trabalhos de elaboração do projeto técnico para a duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092), trecho entre Curitiba e Rio Branco do Sul. O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), intermediou as conversações com o governador e participou do anúncio oficial do projeto, que será realizado pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). O governador Roberto Requião ressaltou a importância do pontapé inicial do projeto, apesar da falta de recursos para investimentos em rodovias no Estado reforçada pelo declínio de 45% dos repasses oriundos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). “Mesmo com a falta de recursos, estamos dando o primeiro passo para esta realização. O Kielse tem insistido comigo, juntamente com o pessoal de Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul; por isso, a partir de agora, está autorizada a contratação do projeto físico para a duplicação necessária da Rodovia dos Minérios”, anunciou o governador. Kielse comemorou a conquista e destacou a importância do clamor popular e da organização de lideranças políticas que, reunidas desde o mês de Julho, resultou na formação da Comissão Especial do movimento “Rodovia dos Minérios: Duplicação Já”. “Estamos hoje celebrando a primeira etapa deste plano, que é a contratação do projeto com custo estimado de aproximadamente R$ 800 mil. Continuaremos nossa luta pela duplicação desta rodovia saturada pelos 18 mil veículos que transitam diariamente entre Curitiba e Rio Branco do Sul, incluindo mais de três mil caminhões bitrem”, destacou Kielse, agradecendo em nome do prefeito de Rio Branco do Sul e presidente da Comissão Diretiva do movimento “Rodovia dos Minérios: Duplicação Já”, Adel Ruts, e de todas as autoridades municipais presentes. A necessidade da duplicação da rodovia, para o deputado Kielse, resulta dos acidentes e óbitos que ocorrem todos os dias, sejam tragédias causadas pelo intenso tráfego na pista única ou atropelamentos de cidadãos que buscam atravessá-la. “A rodovia, que faz a interface de ligação com o Contorno Norte e o Contorno Leste e onde cerca de 80% dos veículos pesados que trafegam dentro do Vale do Ribeira partem do eixo de Curitiba, sofre com a extrema lentidão e risco constante a toda a população. O trânsito pesado de caminhões e ônibus, principalmente no perímetro de Almirante Tamandaré, pressupõe a necessidade de desapropriações e duplicação da rodovia”, reiterou Kielse. Segundo o parlamentar, a autorização do projeto por parte do governador Roberto Requião pode ser encarada como uma vitória para todos os paranaenses que dependem da mobilidade da Rodovia Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva, conhecida como Rodovia dos Minérios. “O início das obras ainda está relativamente distante, mas a primeira batalha foi ganha hoje, A elaboração do projeto é essencial para que o nosso sonho e de todo o Vale do Ribeira seja o mais brevemente concretizado. Estaremos trabalhando para que a obra seja executada já nos primeiros meses do mandato do próximo governo que venha a assumir”, afirmou Kielse. De acordo com o parlamentar e através de dados preliminares disponibilizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), cerca de R$ 20 a 30 milhões seriam necessários para a execução completa da obra. Participaram ainda do anúncio, além de deputados e lideranças que integram o movimento “Rodovia dos Minérios: Duplicação Já”, o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco do Sul, Ariel Ribeiro de Cristo, e os vereadores Clayton Costa Rosa, Braz Geffer e Pedro Facho, além do vereador Neneu Artigas, de Itaperuçu.