Deputado Cobra Repórter apresenta ofício para que os shoppings do Paraná tenham parques inclusivos
“O relato de uma mãe que viralizou na Internet me chamou a atenção para esse problema: parques infantis que não estão preparados para receber pessoas com deficiência. Temos que tornar esses ambientes acessíveis para todas as crianças”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), que, nesta segunda-feira (21), enviou um ofício aos gestores de shoppings do Estado do Paraná solicitando que os estabelecimentos tenham parques inclusivos.
Segundo a mãe da criança de 3 anos, que tem dificuldades motoras, ela levou a menina para um parque montado temporariamente em um shopping de Londrina na sexta-feira (19). A criança, que é cadeirante, não conseguiu brincar em nenhum dos brinquedos, pois o parque não foi pensado para ser utilizado por pessoas com problemas de mobilidade. A mãe conta que tentou brincar com a menina em um escorregador: tirou a criança da cadeira e ia subir com ela no colo, mas foi barrada pela coordenadora do parque que informou que ele não era inclusivo.
O shopping disse para a mãe da criança que está buscando formas de tornar as atrações mais inclusivas.
“O precedente é pertinente para que todos os shoppings centers tomem o maior cuidado para com nossas crianças, adolescentes e idosos, assim como em especial, às pessoas portadoras de deficiência, a fim de que o princípio da inclusão dos vulneráveis seja norteador e uma prática costumeira, em todas as atividades oferecidas em todos os ambientes públicos e privados”, disse o deputado Cobra Repórter em seu ofício.
Notícias Relacionadas
Paraná inicia Julho Amarelo com ações de conscientização sobre hepatites virais
Iniciativa é resultado da Lei Estadual nº 22.295/2025, proposta pelo deputado Cobra Repórter (PSD).
Leia mais
Projeto que reconhece Cambé como Capital Estadual da Vocação Sacerdotal é sancionado no Paraná
De autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), a iniciativa destaca a trajetória histórica, religiosa e cultural do município paranaense.
Leia mais
Para deputado Cobra Repórter (PSD), inclusão do Contorno Ferroviário de Curitiba na concessão da Malha Sul é questão de segurança pública
Parlamentar é um dos autores do requerimento destinado ao Governo Federal que exige a inclusão da intervenção como investimento obrigatório.
Leia mais
Projeto quer permitir retorno de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos
Proposta do deputado Cobra Repórter (PSD) altera o Código da Polícia Militar do Paraná e prioriza critério de idade sobre tempo de inatividade.
Leia mais