Deputado Cobra Repórter propõe título de Capital da Laranja para Paranavaí

22/11/2022 17h56 | por Assessoria Parlamentar
A região é a que mais produz laranjas, sendo responsável por aproximadamente 50% de toda a produção paranaense e, Paranavaí, é a cidade que concentra a maior produção da fruta.

A região é a que mais produz laranjas, sendo responsável por aproximadamente 50% de toda a produção paranaense e, Paranavaí, é a cidade que concentra a maior produção da fruta.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A região é a que mais produz laranjas, sendo responsável por aproximadamente 50% de toda a produção paranaense e, Paranavaí, é a cidade que concentra a maior produção da fruta.

O vice-líder do Governo na Assembleia, deputado estadual Cobra Repórter (PSD), apresentou nesta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Paraná, um projeto de lei que visa conceder à cidade de Paranavaí o título de Capital Estadual da Laranja.

“O trabalho do povo paranavaiense colocou o município como o maior produtor de laranja da atualidade do Estado, sendo que a laranja se tornou o símbolo de Paranavaí, movimentando positivamente a economia interna e externa do Paraná", justifica o deputado.

Ele lembra que muitos municípios do Paraná já carregaram no passado o título de Capital Estadual da Laranja, sendo que na atualidade, Paranavaí tem o mérito de ostentar oficialmente a maior produção da fruta, transformando a matéria prima em sucos e demais subprodutos. A cidade  encontrou sua potencialidade econômica na citricultura, em especial no cultivo da laranja. Esse fato contribui para a alta concentração industrial na região, voltadas para a produção de sucos na fabricação de derivados da fruta.

Paranavaí se encontra em uma importante região agrícola do Estado, a região Noroeste, e fica localizada nas bacias dos rios Ivaí e Paranapanema, nos limites do Paraná com o Mato Grosso do Sul. A região é a que mais produz laranjas, sendo responsável por aproximadamente 50% de toda a produção paranaense e, Paranavaí, é a cidade que concentra a maior produção da fruta. Lá estão instaladas quatro das grandes indústrias de transformação de sucos de laranja.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação