Deputado Cobra Repórter (PSD) representa a Assembleia em missão oficial do Executivo na Índia
Parlamentar viajou na comitiva do Governador Ratinho Junior em busca de parcerias na área de tecnologia para o Paraná.
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) viajou nesta quarta-feira (10), com o governador Ratinho Junior e comitiva do Governo do Estado, para a Índia onde se reunirão com autoridades e empresários do dia 11 a 16 de abril.
Entre os integrantes da delegação da Missão Índia 2024, organizada pelo Governo do Estado, estão o diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.
“A Índia é a quinta maior economia do planeta, o país mais populoso do mundo e referência mundial em tecnologia. Nossa missão é buscar investimentos, parcerias em novas áreas comerciais e consolidar a marca Paraná mundialmente. Missões internacionais do Paraná, como esta, já captaram R$ 4,5 bilhões de investimentos privados em 2023 em prospecção de novos empreendimentos, parcerias comerciais e abertura de mercado para os produtos paranaenses. De acordo com o Governo do Estado, juntas, as empresas estrangeiras que anunciaram investimentos no Paraná devem gerar cerca de 2 mil novos empregos diretos e indiretos ao longo da aplicação dos investimentos”, disse o deputado Cobra Repórter.
Nas agendas da viagem estão encontros com executivos de multinacionais indianas de diferentes segmentos, bem como agendas oficiais com ministros do país. No roteiro, estão previstas visitas em cidades como Mumbai, Pune e Nova Delhi.
Em Mumbai, por exemplo, eles visitarão o embaixador brasileiro na Índia, João Mendonça. Em seguida, participam de uma agenda ligada à infraestrutura e energia com o grupo Kalpataru, corporação que atua em diversos segmentos, como os setores imobiliário, de engenharia, infraestrutura, entre outros. No Paraná, o conglomerado é proprietário da Fasttel Engenharia, que emprega 1,6 mil pessoas.
Em Pune, está prevista uma visita ao Centre for Development of Advanced Computing (C-DAC) para assinatura do Memorando de Entendimento proposto entre o C-DAC, a Universidade de Ponta Grossa e a Fundação Araucária Parceria para estabelecer uma rede de computação de alto desempenho e centro de treinamento em Tecnologia da Informação (TI) de última geração no Paraná.
Já em Nova Delhi, a delegação se reunirá com o Ministro da Eletrônica e Tecnologia da Informação e Ferrovias, Ashwini Vaishnav, encarregado da Transformação Digital da Índia, para explorar oportunidades de projetos colaborativos em áreas de ponta, como inteligência artificial e cibersegurança. Lá, também está prevista uma reunião com o Ministro de Habitação e Assuntos Urbanos, Shri Hardeep Puri, para discutir Cidades Inteligentes e infraestrutura urbana.
Notícias Relacionadas
Paraná inicia Julho Amarelo com ações de conscientização sobre hepatites virais
Iniciativa é resultado da Lei Estadual nº 22.295/2025, proposta pelo deputado Cobra Repórter (PSD).
Leia mais
Projeto que reconhece Cambé como Capital Estadual da Vocação Sacerdotal é sancionado no Paraná
De autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), a iniciativa destaca a trajetória histórica, religiosa e cultural do município paranaense.
Leia mais
Para deputado Cobra Repórter (PSD), inclusão do Contorno Ferroviário de Curitiba na concessão da Malha Sul é questão de segurança pública
Parlamentar é um dos autores do requerimento destinado ao Governo Federal que exige a inclusão da intervenção como investimento obrigatório.
Leia mais
Projeto quer permitir retorno de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos
Proposta do deputado Cobra Repórter (PSD) altera o Código da Polícia Militar do Paraná e prioriza critério de idade sobre tempo de inatividade.
Leia mais