Para gerar esclarecimentos sobre a importância dos transplantes e incentivar a doação de órgãos e tecidos é que surgiu no Paraná a campanha do “Setembro Vermelho”, prevista na Lei estadual nº 18.803/2016 e criada a partir de um projeto apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Nereu Moura, líder do PMDB.
De acordo com a legislação, em todo o mês de setembro o poder público, em cooperação com iniciativa privada e entidades civis, deve realizar campanhas para implementar ações educativas à população, desenvolvendo a consciência sobre a necessidade da doação. Lembrando também que no dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, Nereu Moura destaca que a doação de órgãos é um ato de amor extremo, de enorme respeito pela vida e de solidariedade. “De toda a cadeia de processos que envolvem um transplante de órgão, o componente mais importante é o doador”, sublinha o deputado.
De acordo com dados oficiais citados pelo parlamentar, de janeiro a agosto de 2017 o Paraná registrou a realização de 484 transplantes. Destes, rins e fígado lideram o ranking dos órgãos mais transplantados, com 274 e 151 procedimentos, respectivamente.