Deputado Do Carmo (União) discute implantação de colégio agrícola em Cidade Gaúcha

15/05/2023 15h34 | por Thiago Alonso
Encontro ocorreu nesta segunda-feira (15), na Sala das Comissões.

Encontro ocorreu nesta segunda-feira (15), na Sala das Comissões.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Encontro ocorreu nesta segunda-feira (15), na Sala das Comissões.

O deputado Do Carmo (União) se reuniu nesta segunda-feira (15) com o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda Vieira, para discutir a possibilidade de implantação de uma unidade de colégio agrícola em Cidade Gaúcha. O objetivo é que o colégio ofereça aos alunos da região cursos técnicos, criando uma base para que estudantes possam ingressar na faculdade de engenharia agrícola, oferecido no município pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). A reunião contou com a presença de representantes da UEM e membros do Executivo do município. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa do Paraná.

Para o deputado Do Carmo, a reunião foi proveitosa e a possibilidade de instalação da unidade no município é grande. “Nós já temos o campus da UEM em Cidade Gaúcha. Agora queremos levar um curso técnico de segundo grau para que os alunos consigam sair profissionalizado de lá. A reposta do secretário nos deixou bastante animados. Em Umuarama, nós temos uma fila de espera de mais de duzentos alunos aguardando o curso técnico. Como nós temos a UEM cedendo a parte física, isso facilita muito. O secretário colocou aqui que vai pedir para sua equipe estudar a viabilidade”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda Vieira, disse que é interesse do governo em contribuir, já que o Estado tem investido no ensino técnico. “Nós estamos aqui para ouvir a comunidade, prefeitos, professores, estudantes e pais. Aqui é um caso bem específico da região. O deputado Do Carmo trouxe essa demanda do colégio e o Estado do Paraná já vem fazendo um trabalho muito forte investindo em educação profissional. Agora a equipe técnica vai fazer os estudos para ver os próximos encaminhamentos”, comentou o secretário.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, informou que a universidade tem interesse na implantação. “A UEM tem um campus na região há mais de 20 anos, mas vem perdendo alunos ao longo do tempo. A ideia é instalar o colégio agrícola para fortalecer o campus e evitar a evasão. A UEM tem interesse em fornecer o terreno e elaborar os projetos”, explicou.

Para o prefeito de Cidade Gaúcha, Henrique Domingues, a instalação seria importante para a educação e economia da cidade. “Já temos o curso de engenharia agrícola. O colégio agrícola daria matéria prima humana para o curso. O colégio agrícola vai poder fomentar a participação dos jovens da região na universidade”, avaliou.

Também participaram da reunião o chefe do Núcleo Regional de Educação de Cianorte, Emerson Tolentino de Matos, o diretor do Campus do Arenito/UEM, Edmilson Cesar Bortoletto, a vice-prefeita Silvana Maria Pereira Pauleski, e a secretária municipal de Educação de Cidade Gaúcha, Dulcineia Bilk.