NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Edson Praczyk (prb)
12h11
por Assessor de Imprensa: Antonio Carlos Ribas / 41 3350-4290 – 7812-2013
2 min de leitura
685 visualizações
Ao mesmo tempo em que comemorou a sanção por parte do governador Roberto Requião, do projeto de lei de autoria do deputado estadual Luiz Malucelli, o deputado Pastor Edson Praczyk- PRB, lamentou na Assembléia Legislativa, que o projeto que agora virou lei seja praticamente uma cópia de um outro projeto, de sua autoria e bem mais antigo, ainda de 2.007, dispondo sobre a utilização de papel reciclado por parte de todos os órgãos da administração pública estadual. Este projeto, que depois foi sancionado pelo próprio governador e portanto virou lei no ano passado, dizia que “ os órgãos da administração pública poderiam promover programas de conscientização sobre a importância da redução de consumo, reutilização e reciclagem dos materiais utilizados em seus órgãos, sobretudo o papel”. O projeto, que virou lei alertava que, nos prédios públicos deveria ser feita uma coleta seletiva dos materiais ali gerados, e facultava ao Executivo Estadual, adotar na progressão de 25% ao ano, o uso de papel não clorado em seus materiais de expediente, tais como folhas de ofício envelopes, fichários, formulários e outros para, num prazo de 4 anos, abolir a utilização de papel clareado a cloro, uma proposta praticamente igual ao que diz o projeto do deputado Luiz Malucelli, recentemente aprovado pelo governador. Sem querer tirar os méritos do projeto que agora virou a lei 15.696, Praczyk apenas alerta que, já existe uma lei neste sentido, propondo praticamente as mesmas coisas, com o texto idêntico e que já está em vigor desde julho do ano passado, e que isso deveria ser de conhecimento do governador, pois afinal foi ele mesmo que sancionou, tanto a sua lei que leva o número 15.563, quanto a lei sancionada mais de 1 ano depois e que tem quase o mesmo teor. De qualquer maneira, Praczyk torce para que, as duas leis, apesar de idênticas possam ser bem aplicadas pelo governo e que, a utilização de materiais recicláveis, nos prédios da administração pública estadual seja realmente aplicada, pois isso trará não só benefícios ao meio ambiente, como também irá proporcionar uma economia considerável aos cofres públicos.
Notícias Relacionadas
08:48
Aprovação de projeto assegura continuidade dos estudos de filhos de mulheres vítimas de violência, aponta deputado Professor Lemos (PT)
Texto prevê vaga na rede pública estadual e transferência para escolas de qualquer município paranaense sempre que a mudança de endereço for necessária para proteger a mãe ou as crianças.
Leia mais
21:17
Escola do Legislativo aproxima estudantes universitários do Parlamento estadual
Atividade lúdica e palestras estimularam reflexão e aprendizado sobre democracia e Poder Legislativo.
Leia mais
18:30
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:26
Deputada Cristina Silvestri (PP) celebra aprovação, após oito anos, de projeto que garante matrícula escolar a filhos de vítimas de violência
Parlamentar é uma das autoras da proposição que tem como objetivo assegurar a continuidade dos estudos de crianças e adolescentes que precisam mudar de endereço por questões de segurança.
Leia mais