Deputado Elton Welter (pt)

05/11/2008 15h02 | por Laura Sica / 41 3350-4039 - 4239
Próximo passo é encaminhar a possível formalização de um acordo jurídico entre o Estado e a União que garanta recursos para indenização O deputado estadual Elton Welter, do PT, presidente do Bloco Agropecuário da Assembléia Legislativa comandou nesta quarta-feira,5, uma reunião de trabalho com representantes do governo estadual e governo federal para encontrar uma solução para as famílias de agricultores de Boa Vista do Passo Liso, que estão na reserva indígena Aldeia da Boa Vista. Nos próximos dias a comissão vai se reunir com o procurador geral do Estado, Carlos Marés, para encaminhar a possível formalização de um acordo jurídico entre o Estado e a União que garanta recursos para indenizar os agricultores que estão na reserva indígena. Em Boa Vista do Passo Liso, vivem 173 famílias, que em 1950 ganharam do então governador Moyses Lupion, 7.200 mil hectares, que hoje pertencem à reserva indígena Aldeia da Boa Vista.“É uma situação desesperadora para os agricultores. A nossa intenção é mediar um assentamento e um reassentamento para essas famílias. Precisamos encontrar uma solução”, afirmou Welter.Para o vice-prefeito de Laranjeiras do Sul , Nelson Gomes, a preocupação é a eminência de um conflito entre índios e agricultores. “A nossa preocupação é quem vai disparar o primeiro tiro. Todos os dias os agricultores nos procuram na prefeitura para encontrarmos uma solução”, afirma.A superintendente do Incra-Paraná, Cláudia Sonda, afirma que a solução não é simples, e defende um convênio entre o governo estadual e a União para que as os agricultores tenham suas benfeitorias indenizadas. O diretor-geral da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento), Herlon Goelzer de Almeida, acredita também que o melhor caminho é uma mesa de negociação com o governo federal para indenizar os agricultores que estão na área. A alternativa também é compartilhada pelo representante no Paraná do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), José Leitão.Participaram ainda da reunião Joaquim Manoel de Souza Neto, assessor da Seab e representantes da Seae(Secretaria Estadual de Assuntos Estratégicos) José Carlos da Silva Abreu e Viviane Bley .