Deputado Fabio Oliveira (Podemos) organiza audiência pública sobre conectividade no campo

23/08/2023 14h40 | por Assessoria Parlamentar

Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, deputado Fabio Oliveira, realiza na próxima terça-feira (29), às 10 horas, no auditório da sede do Sistema Ocepar, a audiência pública ‘Conectividade no campo: cenário atual e as necessidades da agropecuária paranaense”. O evento sucede outras reuniões organizadas pelo parlamentar na Casa de Leis.

“Temos ouvido o setor produtivo do Paraná e obviamente, o nosso estado, sendo um dos celeiros do país na questão da produção agrícola, entendemos que quando vemos o potencial dos equipamentos que estão no campo têm hoje e o que eles não estão fazendo é algo que precisamos resolver e isso se chama conectividade no campo”, declarou Fabio Oliveira.

De acordo com o Ministério da Agricultura, somente 27% das propriedades rurais já estão conectadas. Dados do IBGE (de 2021) mostram que 72% das propriedades rurais do país (3,6 milhões) ainda estão off-line, ou seja, sem qualquer conexão com a internet.

“O produtor já está pagando por um equipamento que não está sendo utilizado na sua totalidade justamente por falta de conectividade. Queremos saber do setor produtivo que tipo de leis que precisamos pensar aqui na Assembleia Legislativa para que o agricultor possa ter o uso efetivo do equipamento que ele já investiu. Isso representará redução de custos e aumento de produtividade e toda população se beneficia”, concluiu Oliveira.

Na última reunião da comissão, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, explicou que “o desafio da atual agricultura é fazer mais e melhor com menos, é refinar os processos de precisão na agricultura”.

“Por isso nos debruçarmos sobre a capacidade de conexão. Nós estamos pagando caro por tecnologias que não estão sendo usadas pela ausência de telemetria, de capacidade de as máquinas conversarem com o homem, porque nos faltam investimentos importantes em capacidade de conectividade. Por isso, a conectividade é uma ferramenta importantíssima para o bom desempenho, para qualificação, para economia de recursos, para sustentabilidade, para eficiência dos processos no meio rural”, descreveu Ortigara. O secretário estará presente no evento, assim como representantes da Faep, da Fiep, da Fetaep e da Ocepar.

As inscrições podem ser feitas neste link.

Dia: 29/08/2023

Local: Auditório da Sede do Sistema Ocepar