Deputado Felipe Lucas Encaminha Reivindicações do Assentamento José Dias, de Inácio Martins

27/03/2008 16h39 | por Luiz Cláudio Massa
Uma reunião realizada na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento se constituiu no primeiro passo para a solução das duas principais preocupações dos moradores do assentamento José Dias, localizado na divisa dos municípios de Inácio Martins e Guarapuava: a qualidade da terra e a conservação das estradas. A iniciativa partiu do deputado Felipe Lucas e contou com a acolhida do secretário Valter Bianchini.No encontro, o líder do assentamento, Rudinei Norte lembrou que a comunidade, criada há 20 anos, é composta por cerca de 125 famílias e apresenta inúmeras dificuldades devido ao seu constante crescimento, notadamente nas questões relatadas. De acordo com o líder, a localização do assentamento – parte em Guarapuava e parte em Inácio Martins é um dos empecilhos para o seu desenvolvimento. De acordo com Celso Welzel, um dos coordenadores da comunidade, os prefeitos desses municípios estavam de mãos atadas quanto às reivindicações dos moradores, alegando complicações com a LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal. Felipe Lucas e Bianchini se comprometeram a visitar o prefeito de Inácio Martins, com o intuito de reivindicar a solução do problema. “O apoio do prefeito municipal com autorização da Câmara de Vereadores do município agilizará o processo sem infringir a LRF”, argumentou Felipe Lucas.O secretário Bianchini também se comprometeu em verificar junto ao INCRA a possibilidade da alocação de recursos para investir em obras no assentamento. A resposta deverá ser obtida nos próximos dias. O deputado Felipe Lucas sugeriu também ao secretário da possibilidade do DER executar a manutenção da estrada, lembrando que, recentemente, a Patrulha Rodoviária do Governo do Estado fez obras no município de Inácio Martins, porém não executou nenhum trabalho no assentamento. Outra opção foi sugerir ao prefeito da cidade uma contrapartida do município, a fim de efetuar a manutenção das vias de acesso ao assentamento. Também houve comprometimento para verificação das dividas oriundas do PRONAF, pois a maioria dos assentados, hoje está inadimplente com o Banco do Brasil, não conseguindo, por isso, financiamento para correção do solo, programa em desenvolvimento em parceria com a Secretaria de Agricultura, medida que ajudará a baratear o custo da aplicação. O técnico agropecuário Marcos Aurélio Nunes Pereira lembra que a correção do solo e a recuperação das estradas são medidas emergenciais, pois estão sendo iniciados investimentos de recursos na bacia leiteira da região.