Deputado Felipe Lucas Prestigia Folclore Ucraniano

06/11/2007 15h07 | por Cláudio Massa / 41 3350-4035 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO FELIPE LUCAS
Durante as comemorações do 47.º aniversário da cidade de Roncador, no último sábado (3), o ginásio 5 de Novembro recebeu mais de três mil espectadores, que presenciaram as apresentações de 16 grupos folclóricos participantes do 14.º Festival Nacional de Danças Ucranianas. Na abertura do encontro, o deputado estadual Felipe Lucas, representando a comunidade ucraniana, parabenizou os moradores do município, que nos últimos anos vem se destacando por sua vocação agrícola. O festival de danças, que fez parte da programação das comemorações do aniversário da cidade, teve o importante apoio do prefeito Elizeu Puretz e demais vereadores, em especial, da vereadora Edna Aparecida de Assis Korpan. O deputado também reconheceu que, organizar um evento de grande porte como o festival de dança, além de mostrar a competência dos idealizadores, engrandece e enriquece a rica cultura ucraniana, servindo para manter viva as tradições desse povo que escolheu a cidade de Roncador para viver, trabalhar e criar seus filhos.Felipe Lucas destacou a colaboração do presidente da igreja ucraniana João Gluchak, dos padres Valdomiro Chupa e Mário Tiupa, elogiando, ainda, a dedicação dos componentes do Vesná Folclore Ucraniano Roncadorense, anfitrião do encontro, que completou 35 nos de atividade, na pessoa do seu presidente Adriano Stiuk. O Vesná vem, desde 1973, cultuando as tradições da comunidade ucraniana de São Nicolau, por meio da arte da dança Folclórica, do teatro e de oficinas artísticas. O trabalho social do grupo folclórico, lembra o deputado, procura resgatar jovens, livrando-os dos problemas atuais, proporcionando conhecimento e desenvolvimento em diversas áreas.