Deputado Fernando Carli Filho (psb)

29/04/2008 17h21 | por Assessoria De Imprensa / 41 3350-4072
A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou nesta segunda-feira (28) requerimento do deputado estadual Fernando Carli Filho (PSB), endereçado à Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, solicitando a inclusão da região de Guarapuava no programa “Arranjos Produtivos Locais” (APLs). O pedido se baseia na falta de investimentos nesses municípios, que acusam um grande índice de pobreza numa área de grande potencial agroindustrial.Em pronunciamento da tribuna da Assembléia, o deputado fez duras críticas ao que classificou de “vazio” de projetos na Região Central do Paraná por parte do governo estadual. Segundo ele, é “inadmissível” que esta região, com sua importância econômica e história, seja esquecida nos órgãos governamentais. Os APLs prevêem recursos da ordem de US$ 16,6 milhões, para serem aplicados em empreendimentos já existentes, classificados pela própria Secretaria, mas nenhum centavo foi programado para o Centro.O discurso de Fernando Carli Filho provocou grande repercussão na imprensa estadual. O parlamentar chamou atenção para a “situação paradoxal” vivida no Paraná, que acumula índice crescente de criminalidade nos grandes centros urbanos, êxodo nas áreas rurais e “completa ausência de governo”.O deputado defende a regionalização dos investimentos, com a criação de Planos de Desenvolvimento Regional, seguindo a vocação e as potencialidades de cada região do Estado. Para corrigir as atuais distorções, Fernando Carli Filho propõe ao governo a adoção de incentivos empresariais nas pequenas e médias cidades, priorizando projetos agroindustriais, de apoio ao turismo, preservação histórica, entre outros.