08/12/2022 14h40 | por Assessoria parlamentar

Deputado Goura participa da abertura do 3º Seminário Internacional Fortalecimento da AgroecologiaCréditos: Rafael Bertelli

O deputado estadual Goura (PDT) participou, na noite desta quarta-feira (7), da abertura do 3º Seminário Internacional “Fortalecimento da agroecologia, consequências dos agrotóxicos à saúde humana e à natureza e uma abordagem de vigilância em saúde”, que acontece na UFPR e é promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) e diversas outras entidades.

Goura iniciou sua fala fazendo um desagravo aos ataques à universidade pública, especialmente à Universidade Federal do Paraná, pelos cortes de verbas promovido pelo Governo Bolsonaro. “Não poderia deixar de registrar meu apoio à universidade pública que mais uma vez sofre ataques”, disse. “Esse seminário acontecer aqui na UFPR é uma demonstração inequívoca do papel da universidade pública na propagação do conhecimento e da ciência. A promoção da agroecologia e a luta contra os agrotóxicos se deve muito mais a resiliência a força dos agricultores, que resistem ainda na agricultura familiar, mas também encontra apoio na universidade pública e a UFPR é um exemplo disso”, alertou Goura.

Goura disse que a agroecologia deve ter mais apoio e incentivo dos governos, com assistência e compra direta dos produtores, além de outras ações como crédito direto.

Ele lembrou que nesses últimos quatro anos seu mandato promoveu vários debates e audiências públicas sobre os perigos dos agrotóxicos para a saúde humana e à fauna e ao meio ambiente.  “Além dos debates, realizamos a audiência pública: Os impactos da deriva do agrotóxico na sericicultura, apicultura, produção orgânica e agroecológica, realizada, em 2021, na Assembleia Legislativa do Paraná”, informou.

Goura destacou dois projetos de lei apresentados por ele que têm o objetivo de restringir e até mesmo banir o uso de agrotóxicos.

“O primeiro que apresentamos é o PL que (PL 438/2019), que propõe Curitiba e Região Metropolitana livres de agrotóxicos, que prevê que o comércio, o consumo e o armazenamento de agrotóxicos serão restringidos gradualmente em 50% até 2025 e em 100% até 2030. O objetivo da proposta é melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, preservar os recursos hídricos e favorecer a produção orgânica e sustentável”, disse.

Outro projeto citado foi o 429/2022 que propõe que o Governo do Estado institua a Política Estadual de Redução de Agrotóxicos (PERA) e crie a Comissão Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (CEAPO). “A gente precisa de pressão da sociedade contra os agrotóxicos. Precisamos de mobilização social para mudar o sistema que privilegia o uso desses venenos todos. Sem pressão nos legislativos estaduais e federais, não vamos mudar as leis que facilitam o uso de agrotóxicos”, concluiu Goura.

O seminário

O evento acontece no Campus Rebouças da Universidade Federal no Paraná (UFPR) e é aberto a estudantes, pesquisadores, agricultores e representantes de movimentos sociais e de entidades públicas e privadas que se interessa pelos temas.

Painel Iniciativas Legislativas

O deputado Goura participa do painel “Combate aos Agrotóxicos e Fortalecimento da Agroecologia”, às 10 horas desta sexta-feira (9), que contara com a participação de Renato Roseno, deputado estadual do Ceará; Rodrigo Agostinho, coordenador da Frente Parlamentar ambientalista do Congresso Nacional; Juliano de Sá, assessor de gabinete do deputado Edegar Pretto e presidente do CONSEA-RS e da Deputada Paulinha, da Frente Parlamentar Ambientalista de Santa Catarina. A coordenação da mesa será feita pelo vereador e deputado estadual eleito Marquito, o Marcos José de Abreu, do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos de SC.

Participaram da abertura do 3º Seminário Internacional Fortalecimento da agroecologia a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), Margaret Matos de Carvalho; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), desembargador do Trabalho Arion Mazurkevic; o procurador Pedro Luiz G. Serafim da Silva, da Procuradoria Geral do Trabalho ; o promotor de justiça do Núcleo Meio Ambiente do MP-PR, Sergio Luiz Cordoni; o diretor do Setor de Educação da UFPR, Marcos Ferraz e Gustavo Brandalis e da Comissão Ambiental da OAB-PR.