Deputado Goura (PDT) leva sugestões ao BNDES para o novo contrato de concessão do transporte coletivo de Curitiba

17/04/2024 17h44 | por Assessoria Parlamentar
Deputado Goura (PDT) participou de reunião no BNDES, em Brasília, sobre os novos contrato de concessão do transporte coletivo de Curitiba.

Deputado Goura (PDT) participou de reunião no BNDES, em Brasília, sobre os novos contrato de concessão do transporte coletivo de Curitiba.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Deputado Goura (PDT) participou de reunião no BNDES, em Brasília, sobre os novos contrato de concessão do transporte coletivo de Curitiba.

Preocupado com o futuro do sistema de transporte coletivo público de Curitiba, que terá nova licitação no 3º trimestre de 2025, o deputado estadual Goura (PDT) reuniu-se em Brasília (DF), nesta quarta-feira (17), com o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Nelson Barbosa Filho, para tratar do contrato assinado entre o banco e a Prefeitura de Curitiba para a formatação do novo modelo de concessão que definirá o edital de licitação.

Goura alertou que é preciso que o contrato entre o BNDES e a Prefeitura de Curitiba para o novo modelo de concessão leve em conta a implementação de algumas políticas contemporâneas que têm sido aplicadas no Brasil e no mundo para aumentar a adesão ao transporte público. “Como, por exemplo, ter no horizonte a implantação da tarifa zero no sistema de transporte de Curitiba e Região Metropolitana”, disse.

O deputado protocolou junto ao BNDES um requerimento no qual descreve todas as sugestões e críticas ao processo de discussão do novo modelo de concessão do transporte coletivo de Curitiba. “O diretor Barbosa Filho se mostrou bastante sensível às questões colocadas e se manifestou favorável que elas sejam analisadas e se possível atendidas”, disse Goura.

Transparência e participação popular

“O mais importante é que nesta fase do contrato entre o BNDES e a prefeitura haja controle social, que o processo seja feito com a maior transparência e participação popular possíveis”, afirmou Goura logo após a reunião, que contou também com a participação de Marina Gama, chefe de Departamento de Relacionamento com o Governo e Arian Bechara, chefe de Departamento Área de Estruturação de Projetos.

“Além de transparência, nós queremos que a nova concessão do transporte coletivo preveja a redução da tarifa, a modicidade tarifária, que pense na integração a um Sistema Único de Mobilidade (SUM), que está em discussão no Congresso Nacional, que contemple a prioridade aos usuários, que considere a mobilidade como um serviço e tenha a intermodalidade e a integração temporal como princípios”, destacou o deputado.

“Curitiba atualmente tem a tarifa mais cara entre as capitais do país, e os últimos aumentos têm sido realizados em patamar acima dos principais índices inflacionários do mesmo período. A nova concessão tem que mudar essa realidade. Precisamos que o transporte coletivo seja muito mais barato ou mesmo de graça”, afirmou o deputado.

Contrato prefeitura BNDES

Goura lembrou que o contrato entre a Prefeitura de Curitiba e o BNDES prevê a restruturação e modelagem do novo projeto de concessão, com prestação de serviços de consultorias e diagnóstico da rede integrada de transporte.

“O próximo prefeito de Curitiba terá essa enorme responsabilidade de conduzir a nova licitação que irá definir a nova concessão. Por isso, essa discussão é tão importante neste momento pré-eleitoral. O transporte coletivo será tema central nessas eleições municipais”, disse ele.

Goura justificou a reunião com a diretoria de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES como de extrema relevância. “Nós trouxemos essa grande preocupação ao BNDES destacando a enorme responsabilidade desse contrato com a Prefeitura de Curitiba prever redução da tarifa, conforto e segurança aos usuários, a intermodalidade e que com isso tenhamos um aumento no número de passageiros.”

“Só assim a gente poderá ter de fato um sistema de transporte coletivo público sustentável de verdade e não só na propaganda. Mobilidade sustentável tem que prever o incentivo ao uso da bicicleta e ao desuso do automóvel”, complementou Goura.

Goura lembrou que também sugeriu a implantação de bilhete único, com planos diferenciais, podendo ser semanais, mensais ou anuais; o desenvolvimento de aplicativo próprio e gratuito voltado às informações de itinerários e integração intermodal e a utilização de outros modais, como os trólebus e VLTs, em alternativa aos ônibus movidos a combustão ou a bateria.

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