Deputado Guerra manifesta indignação com caso de importunação sexual ocorrido em Palmas

28/09/2021 15h07 | por Assessoria parlamentar
Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) fez uso da Tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, durante sessão plenária desta terça-feira (28), para manifestar seu inconformismo, indignação e contrariedade ao ato de importunação sexual provocado contra a estudante de direito, Andressa Lustosa, de 25 anos, ocorrido no município de Palmas (Sudoeste do Estado) na tarde da segunda-feira (27).

O parlamentar disse estar revoltado contra a atitude promovida por um cidadão que ele classificou de malandro, marginal e delinquente, cuja atitude prova nojo e faz com que as pessoas percam a fé em alguns seres humanos, irresponsáveis, capazes de atos criminosos e inaceitáveis; que colocam, como no caso, em risco a própria vida da mulher, que ao defender-se do gesto obsceno, perdeu o equilíbrio enquanto pedalava sua bicicleta, caiu no asfalto sujeita a ser atropelada por outros carros que trafegavam pela via pública, além das inúmeras escoriações pelo corpo.

O deputado Luiz Fernando Guerra também parabenizou a agilidade e eficiência por parte do delegado local, Felipe Silva de Souza e sua equipe policial que já identificou o responsável e demais envolvidos no caso. Segundo o deputado, esta ação merece e terá uma punição exemplar com a aplicação das penalidades previstas na Lei Maria da Penha.

O deputado afirmou que se solidariza com essa jovem, cujo sentimento de revolta representa o pensamento de todas as mulheres palmenses e do nosso estado como um todo ao afirmar que: - Não temos um minuto de paz! "É um desrespeito, um crime de gênero ao qual deve ser aplicado com rigor a previsão da Lei Maria da Penha".

O deputado também fez o registro de que nesta sessão, ainda, em oposição e reforçando sua posição contrária aos abusos machistas, propôs um Voto de Louvor para a Subseção da Ordem dos Advogados de Palmas, na pessoa do presidente, Dr. Eduardo Tobera Filho, e da secretária-geral, Dra. Karina Camargo Martins Lorenzet, representando a atuante Comissão da Mulher Advogada de Palmas pela conquista do 1º lugar no Prêmio Nacional da Organização das Nações Unidas – ONU, para cumprimento dos objetivos globais para o desenvolvimento sustentável – Agenda 2030 – com o Projeto Todos por Elas.

O parlamentar destacou que esse premiado projeto constitui em uma campanha que propõe a realização de palestras e conversas relacionadas aos direitos estabelecidos na Lei Maria da Penha com a comunidade. Envolve a participação de profissionais de diversas áreas, como advogados (mais de trinta inscritos), juízes, promotores, delegados, psicólogos, médicos, assistentes sociais, nutricionistas e professores. O objetivo do premiado e reconhecido projeto palmense é o enfrentamento da violência doméstica e familiar devido ao número elevado dos casos na subseção e o desconhecimento dos direitos das mulheres; a conscientização de toda a comunidade referente ao problema da violência doméstica, destacando-se a importância do respeito a todas as pessoas, independente de gênero e raça, tendo em vista ser um direito de todos viver sem violência, de forma segura e tranquila.

Ao final de sua manifestação dirigindo-se à jovem Andressa Lustosa e saudando as parlamentares mulheres que integram a Assembleia Legislativa, afirmou que juntamente com a Subseção da OAB de Palmas, estamos juntos nesta luta e destacou que essa causa também é nossa. Somos todos por elas, ou nesse caso, todos por vocês!, concluiu o deputado Luiz Fernando Guerra.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação