Deputado Luis Corti (PSB) conhece projetos de inovação e sustentabilidade da Sanepar Produção de hidrogênio renovável, usina de energia solar flutuante e reaproveitamento do lodo do esgoto estão entre as iniciativas.

11/07/2023 14h33 | por Assessoria Parlamentar
Deputado Corti com o chefe de gabinete da Presidência da Sanepar, Fabrício Castilho Haesbaert.

Deputado Corti com o chefe de gabinete da Presidência da Sanepar, Fabrício Castilho Haesbaert.Créditos: Kharina Guimarães

Deputado Corti com o chefe de gabinete da Presidência da Sanepar, Fabrício Castilho Haesbaert.

O deputado Luis Corti (PSB), presidente da Comissão de Minas, Energia e Água da Assembleia Legislativa do Paraná, participou de uma apresentação dos projetos de inovação e sustentabilidade da Sanepar. Além dos investimentos em captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, a companhia de saneamento paranaense tem apostado em iniciativas de geração de energia limpa.

Os projetos têm como base os conceitos de inovabilidade, a junção da inovação e da sustentabilidade. “Fiquei impressionado. São iniciativas como essas que colocam o Paraná na vanguarda da inovação e da sustentabilidade. Estamos vivendo um período de transição energética e esses investimentos em pesquisa e tecnologia é que vão nos deixar preparados para o futuro”, afirma o deputado Corti.

O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, destacou a importância de a legislação estadual acompanhar a evolução da tecnologia, citando como exemplo a lei estadual nº 21.454, de 3 de maio de 2023, que tem o deputado Corti como um dos autores e estabelece parâmetros de incentivo ao uso de hidrogênio renovável no Paraná. “É fundamental essa aproximação com os deputados para que a legislação acompanhe as inovações que as pesquisas nos trazem. A aprovação da Lei do Hidrogênio Renovável, por exemplo, foi muito importante”.

Hidrogênio

A produção de hidrogênio renovável e seu uso como fonte de energia são os temas centrais de dois projetos em andamento. Em parceria com a Copel, a Universidade Federal do Paraná e a CIBiogás, uma das pesquisas analisa a produção de hidrogênio renovável a partir da reforma catalítica a seco do biogás e sua conversão para ser utilizado na eletromobilidade.

A segunda pesquisa analisa a viabilidade da introdução de tecnologias renováveis de produção de hidrogênio em estações de tratamento de esgoto. O projeto é uma parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Rio de Janeiro e o Ministério Federal do Meio Ambiente, Natureza, Segurança Nuclear e Proteção da Alemanha.

Os deputados que compõem a comissão devem fazer uma visita técnica nas unidades da Sanepar com projetos de inovação no mês de agosto.

Solar

Outra iniciativa foi a implantação de uma usina solar fotovoltaica no reservatório do Passaúna, em Curitiba. Projeto pioneiro na área de saneamento ambiental. Os 396 módulos estão instalados em estruturas flutuantes no espelho d’água. Além de gerar energia limpa, a estrutura tem maior eficiência em razão do melhor controle de temperatura, reduz a floração de algas e a evaporação da água.

“Pode até parecer estranho, mas água e energia caminham juntas. É preciso energia para tratar e distribuir a água e é preciso água para gerar energia. A Sanepar é hoje o maior consumidor de energia do Paraná, com 4,6 mil unidades consumidoras, e uma fatura de mais de meio bilhão”, explica Fabrício Castilho Haesbaert, chefe de gabinete da Presidência.

A expectativa é de que a ampliação do projeto em larga escala resulte na geração de créditos junto a distribuidora de energia elétrica, redução dos custos e, consequentemente, impacto na tarifa ao consumidor.

Lodo

Pioneira na geração de biometano a partir do processo de tratamento de esgoto, na década de 80, a Sanepar também mantém pesquisas na área de secagem e transformação térmica do logo de esgoto. Um sistema na maior estação de tratamento de esgoto do Paraná reduz o material a cinzas e recupera a energia no biogás e do próprio lodo seco.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação