
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) encaminhou nesta segunda-feira (4) a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) pedido de informações sobre a falta de manutenção da Rodovia do Café (BR-376), no trecho concessionado à CCR. Ele também cobra mais efetividade na fiscalização dos contratos do pedágio. "A ANTT tem que explicar por que a CCR não está fazendo a manutenção adequada na BR-376 (Rodovia do Café)?", questionou Romanelli.
Além da falta de manutenção, o deputado aponta a falta sinalização adequada, os buracos existentes em vários trechos da rodovia, a pavimentação precária e também falta fiscalização da agência sobre os serviços previstos nos trechos concessionados do Lote 3 do pedágio. "Temos que ter uma rodovia bem cuidada para garantir um tráfego seguro para quem usa a Rodovia do Café. A ANTT nos deve, no mínimo, uma explicação", disse na tribuna do legislativo estadual.
Romanelli considera esta situação grave, ainda mais, segundo ele, pela agilidade da agência em anunciar o reajuste de 7,5% em oito praças do pedágio a partir de 28 de agosto nos trechos rodoviários explorados (Lote 2) pela EPR Litoral Norte. "É uma paulada, um reajuste tão expressivo no primeiro ano de concessão", avaliou.
Lotes 3 e 6
O deputado explica que nos novos contratos dos lotes 3 e 6 foram feitas adequações para que antes da cobrança das tarifas de pedágio fosse feita a manutenção das rodovias para que tivessem condições nas pistas de rolamento e na sinalização viária. "Quem utiliza a BR-376 (Lote 3) constata que a grande parte da rodovia está sem a sinalização adequada, com buracos, uma pavimentação asfáltica muito precária", apontou.
"Eu não entendo que neste momento, a ANTT esteja absolutamente sempre muito pronta a promover reajustes tarifários, mas aquilo que é fundamental a obrigação da agência, que é cuidar da fiscalização da execução dos contratos, infelizmente não é o que estamos vendo", completou.
A Rodovia do Café faz parte do Lote 3 das concessões que abrange ainda os trechos das rodovias BR-369, BR-373, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, totalizando 569 quilômetros. São sete praças de pedágio (duas novas: Mauá da Serra e Tamarana).
Pelo contrato assinado, a concessionária deve duplicar 132 km de rodovias, pavimentar 25 km de terceiras faixas adicionais, construir 22 passarelas, 24 km de ciclovias e dois pontos de parada. As obras de duplicação devem alcançar os trechos da Rodovia do Café entre Mauá da Serra e Ponta Grossa, além de dois novos contornos em Ponta Grossa, um em Apucarana e outro na cidade de Califórnia.
Reajuste
Já o Lote 2 do pedágio no Paraná, administrado pelo consórcio EPR Litoral Pioneiro, abrange rodovias nas regiões Norte Pioneiro, Campos Gerais e Curitiba, incluindo trechos da BR-153, BR-277, BR-369 e outras rodovias estaduais. São 609 quilômetros de rodovias que incluem ainda as PR- 092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.
Os novos valores do reajuste de 7,5% por praça (categoria 1 – automóveis) ficarão da seguinte forma, a partir de 28 de agosto: São José dos Pinhais (R$ 24,00), Sengés (R$ 7,70), Jacarezinho (R$ 12,80), Carambeí (R$ 12,10), Jaguariaíva (R$ 8,00), Quatiguá (R$ 13,80), Jacarezinho Auxiliar 1 (R$ 12,80) e Jacarezinho Auxiliar 2 (R$ 12,80).