Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destaca importância da Efapi ao Norte Pioneiro

18/08/2023 10h01 | por Assessoria Parlamentar

"A Efapi cumpre um importante papel para divulgar nossos produtos e movimentar toda a economia regional”, ressaltou Romanelli.Créditos: Divulgação

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta quinta-feira, 17, que a Efapi (Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Santo Antônio da Platina) se transformou em um dos maiores eventos do agronegócio do Paraná e uma referência para o Norte Pioneiro.

“Essa grande feira é a mais tradicional da nossa região, com 51 anos de existência. É a segunda exposição agropecuária mais antiga do Paraná e um encontro que orgulha o Norte Pioneiro e todo o Estado. A Efapi cumpre um importante papel para divulgar nossos produtos e movimentar toda a economia regional”, ressaltou Romanelli.

O reconhecimento da relevância da Efapi, diz Romanelli, pode ser observado com a presença da Assembleia Itinerante. “Neste processo de interiorização dos trabalhos da Assembleia Legislativa, não podíamos deixar de prestigiar a exposição de Santo Antônio da Platina. O Poder Legislativo está buscando conhecer as demandas e reivindicações regionais”, explicou.

Diversificação

Em relação à atividade rural, Romanelli observou a importância da diversificação da produção agrícola. “A diversificação da agricultura traz renda maior para o agricultor e traz empregos, seja no campo ou na cidade, porque vai agregar valor na transformação dos produtos. Tudo isso deve fazer parte de uma estratégia da região em termos de desenvolvimento”, avaliou o deputado.

“É necessário utilizar bem o nosso solo porque a partir da produção agrícola a gente faz funcionar a indústria de alimentos”, acrescentou Romanelli. “Há uma mudança tecnológica e ela tem que ser acompanhada pelos agricultores", apontou.

Romanelli salientou que os produtores podem ter o suporte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que é vinculado ao Sistema Faep, e dos programas realizados pelo Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento por meio do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.

Aniversário

A Efapi Expo (Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Santo Antônio da Platina) está na 51ª. edição e é realizada entre 16 e 20 de agosto. Em 2023, o evento comemora o aniversário de 109 anos do município.