Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destaca parceria entre Governo e Poder Legislativo em encontro da AMCG Ainda na reunião realizada no município de Ipiranga, o parlamentar também afirmou que a região dos Campos Gerais é exemplo de boa política.

01/06/2023 14h52 | por Assessoria Parlamentar

A parceria da Assembleia Legislativa com o Estado, segundo Romanelli, está levando o programa "Asfalto Novo, Vida Nova" para 155 cidades com até 25 mil moradores, num investimento de R$ 500 milhões.Créditos: Divulgação

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou nesta quinta-feira (1º), durante encontro com prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), realizado na cidade de Ipiranga, a parceria da Assembleia Legislativa com o Estado, que está levando o programa "Asfalto Novo, Vida Nova" para 155 cidades com até 25 mil moradores, num investimento de R$ 500 milhões.

"Na AMCG são 11 cidades com este perfil que vão receber as obras deste programa. Aliás, toda a AMCG é muito bem representada na Assembleia Legislativa e essa força política para a consecução das obras esperadas e as demandas levantadas pela população", afirmou.

Nos Campos Gerais, Carambeí, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, São João do Triunfo, Sengés, Tibagi e Ventania estão aptos a receber recursos nesta primeira fase do programa coordenado pela Secretaria Estadual das Cidades.

Romanelli acompanhou os secretários estaduais Eduardo Pimentel (Cidades) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) que mostraram as obras e projetos levados pelo Estado à região que integra 19 cidades da Associação dos Municípios dos Campos Gerais. O secretário estadual Santin Roveda (Justiça e Cidadania) e os deputados Artagão Júnior (PSD), Alexandre Curi (PSD) e Hussein Bakri (PSD) também participaram do encontro.

"O Paraná é um estado diferenciado e está indo muito bem sob o comando do governador Ratinho Junior que projeta o estado como um centro logístico do Mercosul e nesse sentido é preciso dotar as regiões de obras de infraestrutura rodoviária e ainda levar asfalto nas ruas e avenidas com iluminação adequada, além de outros equipamentos urbanos", ressaltou Romanelli.

Durante a reunião, o parlamentar ainda afirmou que os Campos Gerais é a região que mais desponta no crescimento estadual e os gestores nas prefeituras são exemplos da boa política no Paraná. "Temos dois bons exemplos na região: a prefeita Elisângela de Carambeí e o prefeito Douglas de Ipiranga. Eles mostram que a boa política serve para desenvolver os municípios, gerar empregos e renda, além de oferecer os serviços públicos de qualidade", disse Romanelli.

Apoio

O deputado também destacou que a parceria do legislativo com o Estado, através da Secretaria do Planejamento, se estende agora na elaboração do PPA (Plano Plurianual) que prevê R$ 270 bilhões de investimentos entre 2024 e 2027. "Já fizemos audiências públicas em Castro, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Pato Branco e até o final do mês esperamos fazer os encontros em mais quatro cidades. O governador Ratinho é entusiasta desta proposta de debater as prioridades e o futuro com as lideranças e a sociedade civil", disse.

A presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSD), disse que os encontros regionais do Governo do Estado, como das secretarias estaduais das Cidades e de Infraestrutura e as audiências do PPA, descentralizam as decisões no âmbito estadual, o que é muito importante aos municípios paranaenses. "É muito importante debater as pautas prioritárias de cada região. Se inverte a lógica e em vez das prefeituras se adequarem aos projetos do governo, é o governo que está levantando quais as necessidades e obras importantes para cada cidade".

Ainda no encontro, o secretário executivo da Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Rodrigo Simionato apresentou edital de chamada pública para apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento nos municípios da Região.