Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) propõe lei que institui programa de atenção à saúde da mulher no climatério A proposição ganhou a adesão das 10 deputadas da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa.

04/03/2024 18h27 | por Assessoria Parlamentar
Na justificativa do projeto, Romanelli observa que diversos estudos comprovam que as alterações hormonais no climatério podem causar o aparecimento de doenças cardiovasculares, obesidade, cistos ovarianos, câncer, disfunção sexual, osteoporose, demência e depressão.

Na justificativa do projeto, Romanelli observa que diversos estudos comprovam que as alterações hormonais no climatério podem causar o aparecimento de doenças cardiovasculares, obesidade, cistos ovarianos, câncer, disfunção sexual, osteoporose, demência e depressão.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Na justificativa do projeto, Romanelli observa que diversos estudos comprovam que as alterações hormonais no climatério podem causar o aparecimento de doenças cardiovasculares, obesidade, cistos ovarianos, câncer, disfunção sexual, osteoporose, demência e depressão.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) apresentou nesta segunda-feira, 4, projeto de lei que institui o Programa Paranaense de Atenção à Saúde no Climatério, com medidas voltadas à preservação da saúde física e mental das mulheres. A proposição ganhou a adesão das 10 deputadas da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa.

“Para muitas mulheres, o climatério pode ser um período muito difícil e delicado devido à flutuação de hormônios que acontece nesta fase da vida”, disse Romanelli. “Este programa de amparo às mulheres é mais uma política pública para garantir atenção de saúde ao universo feminino uma vez que o climatério se estende por anos, compreendendo cerca de um terço da vida das mulheres”.

Na justificativa do projeto, Romanelli observa que diversos estudos comprovam que as alterações hormonais no climatério podem causar o aparecimento de doenças cardiovasculares, obesidade, cistos ovarianos, câncer, disfunção sexual, osteoporose, demência e depressão. “Além disso, pode causar alterações nos relacionamentos afetivos e nas relações familiares”.

Entre as premissas do programa estão a garantia da elaboração de um histórico detalhado (anamnese), a realização de exames obrigatórios e especializados, como mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea, entre outros. O texto da lei também trata da orientação sobre dieta alimentar, exercícios físicos e de hormonioterapia, com a distribuição gratuita do medicamento.

Romanelli propõe ainda acesso a terapias alternativas que combatam os desequilíbrios do climatério, bem como o atendimento psicológico integral. Outra medida proposta é a realização de campanhas educativas sobre indicações e contraindicações da reposição hormonal (TRH). “O aumento da expectativa de vida da mulher exige que tenhamos uma atenção especial para dar suporte a elas ao longo do período do climatério”, destaca o deputado.

O que é

De acordo com o Ministério da Saúde o climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério.

No climatério há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo. Estatisticamente, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação