Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Proposta apresentada na Assembleia prevê diretrizes para tratamento da obesidade no Paraná

Texto foi protocolado pelo deputado Delegado Tito Barichello (União).

Deputado Tito Barichello (União).
Deputado Tito Barichello (União). Créditos: Valdir Amaral/Alep

O deputado estadual Delegado Tito Barichello (União), apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que estabelece diretrizes para a utilização da tirzepatida no tratamento da obesidade grave na rede pública de saúde do estado.

A proposta prevê que o uso do medicamento siga as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde e demais legislações federais aplicáveis. Pelo projeto, será considerada obesidade grave a condição clínica caracterizada por Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40 kg/m², conforme critérios da Organização Mundial da Saúde.

De acordo com o deputado Delegado Barichello, o tratamento deverá ser baseado em evidências científicas e contar com acompanhamento multiprofissional, envolvendo médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. O projeto também prevê integração entre a atenção primária, o atendimento especializado e os serviços hospitalares, além de monitoramento contínuo da evolução clínica dos pacientes.

Segundo o deputado, a proposta busca acompanhar os avanços científicos no tratamento da obesidade e fortalecer políticas públicas voltadas à saúde da população. “A obesidade é uma doença crônica que está associada a diversas outras enfermidades, como diabetes e problemas cardiovasculares. Nosso objetivo é estabelecer diretrizes para que o Estado possa avaliar e incorporar, de forma responsável e baseada em evidências científicas, novas terapias que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Delegado Barichello.

A iniciativa cita como referência o avanço de terapias modernas, como a tirzepatida, princípio ativo do medicamento Mounjaro, que atua em mecanismos hormonais ligados ao controle do apetite e ao metabolismo. Estudos apontam que o tratamento pode contribuir para a redução significativa do peso corporal e para a melhora de parâmetros metabólicos.

A proposta destaca que a obesidade é um dos principais desafios de saúde pública, associada a doenças como Diabetes Mellitus tipo 2, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e apneia do sono. O deputado também cita iniciativas em Urupês (SP) e Vilhena (RO), onde programas voltados ao tratamento da obesidade com novas terapias já começaram a ser discutidos.

O projeto não cria obrigação imediata de fornecimento do medicamento, mas estabelece diretrizes que podem orientar futuras políticas públicas e protocolos clínicos voltados ao tratamento da obesidade grave no estado. Segundo o deputado Delegado Barichello, a proposta busca ampliar o debate e incentivar soluções baseadas em ciência para enfrentar um problema crescente de saúde pública no país.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação