Deputado Luizão (pt), Fala da 3ª Conferência Nacional das Cidades

29/11/2007 14h06 | por Ricardo Rodrigues / 41 3350-4053 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO PROF. LUIZÃO
O deputado estadual, professor Luizão Goulart, PT, ocupou, a tribuna da Assembléia Legislativa para fazer um relato da sua participação, como delegado credenciado, na 3ª Conferência Nacional das Cidades que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Ele enfatizou ainda que "estamos nos aperfeiçoando e possibilitando mais oportunidade ao povo, principalmente aqueles que estão interessados nas discussões envolvendo a moradia, regularização fundiária, transportes, saneamento básico, mobilidade urbana, uso social do solo e outras políticas que vão ao encontro do exercício da cidadania". Na avaliação do deputado, esta questão da participação popular nas administrações públicas é irreversível. "Os executivos, de maneira geral têm muita resistência em abrir espaço para a população opinar e exigir os seus direitos. Quando era vereador tive alguns exemplos: em diversas audiências públicas que eram realizadas no município de Pinhais, obrigatórias pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito reunia os funcionários para discutir e não convidava os moradores da cidade", lembrou. Luizão destacou que uma das resoluções aprovadas na Conferência aponta para a necessidade dos governos em capacitar os integrantes de conselhos dos municípios para atuarem mais ativamente e com mais conhecimento a respeito das gestões da administração pública e sobre a necessidade da população intervir no procedimento participativo. "As pessoas estão acordando para esta participação. Eu acredito que o Brasil vai evoluir cada vez mais com esta integração da população tanto nas audiências públicas como nas diversas conferências que estão acontecendo neste país", afirmou. O deputado concluiu o pronunciamento lembrando que a 3ª Conferência Nacional das Cidades reuniu grande diversidade cultural, típico de encontro desta natureza, agregando pessoas de diversas regiões do Brasil. "O país está caminhando para essa finalidade de fazer justiça social e o Governo Lula vem contribuindo muito com este processo", disse, ao realçar a participação dos deputados estaduais Rosane Ferreira, do PV e Edgar Bueno, PTD, na Conferência.