NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Marcelo Rangel (pps)
08h54
por Osni Gomes / 41 9161-5680
6 min de leitura
648 visualizações
O projeto de lei nº 242/2007, do deputado Marcelo Rangel foi aprovado por unanimidade na Assembléia e acabou sendo vetado pelo governador Roberto Requião. Rangel pretendia que o governo concedesse a redução de 50% para o valor do pedágio, nas rodovias do Paraná, para empresas que realizam o transporte de estudantes que fazem o uso de trajetos pedagiados regularmente ou até mesmo os estudantes que se deslocam às escolas em carros próprios.O deputado lembrou em sua justificativa que o Poder Público Estadual deve zelar pela freqüência dos estudantes às escolas e facilitar esse transporte. E argumenta ainda que nada adianta existência de vaga escolar, se não há meios para que o aluno chegue aos estabelecimentos escolares com facilidade. O documento foi vetado pelo governador Roberto Requião alegando que não tinha interesse social e que esse benefício já constava da lei 15.607 de 16 de agosto de 2007. No entanto esta lei citada pelo governador foi motivo do mandado de segurança 436734-2/00, suspendendo o seu efeito. “Além da lei não ter nada a ver com o nosso projeto ainda foi suspensa”, protestou o deputado.“Precisamos de uma mobilização estudantil nas instituições de ensino do Paraná para que a lei seja aprovada o mais rápido possível, já que há predisposição da mesa executiva, dos parlamentares da oposição e até da situação”, frisou RangelEm breveA apreciação do veto do governador deveria constar da ordem do dia de ontem na Assembléia Legislativa, mas acabou sendo retirada a pedido da mesa, em comum acordo para que volte a ser discutida nos próximos dias. “Agora estamos em fim de ano letivo e o efeito da lei não poderá ser aplicada antes das férias. Assim o deputado não viu problemas do veto ser analisado com mais tempo em uma sessão dos próximos dias. “O importante é que derrubemos este veto”, disse Rangel, contando com o compromisso firmado de vários deputados da situação e inclusive da mesa executiva, dispostos a fazer com que ela vigore já a partir de 2009.Este projeto tem base legal, foi analisado por técnicos e há o dever do poder público de facilitar o acesso dos estudantes que, por lei, têm direito a meio ingresso em eventos culturais. “Eu não conheço um evento cultural mais expressivo do que uma aula regular em nossas escolas”, argumentou o deputado.“É importante frisar que a lei vai beneficiar diretamente os estudantes que vão e vem às suas escolas diariamente, passando por praças de pedágio. A lei é específica para estes casos”, frisou Rangel. Eis o projeto na íntegra:PROJETO DE LEI Nº 242/2007DECRETA:Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a conceder redução de 50% (cinqüenta por cento) do valor do pedágio, nas rodovias pedagiadas do Estado do Paraná, para empresas que realizam o serviço de transporte de estudantes matriculados no Estado do Paraná e que façam uso deste trajeto regularmente.Parágrafo Único. Poderão ser beneficiados do disposto do caput do artigo anterior, também, os estudantes que façam o trajeto até o estabelecimento escolar, com veículo próprio.Art. 2º Ficará a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem - DER, a supervisão, regulamentação e execução da presente lei, que deverá comprovar matrículas escolares, horário do transporte e local de residência dos transportados.Art. 3º Para a concessão do benefício, os veículos deverão estar em situação regular junto ao DETRAN. Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação. JUSTIFICATIVA:Sendo de competência do Poder Público Estadual zelar pela freqüência à escola, o mínimo que se deve esperar é que esse seja o facilitador para alcance desta meta.As empresas prestadoras do transporte escolar colaboram, indiretamente, para que a Educação seja realmente um direito universal alcançável à qualquer aluno, independente da distância a ser percorrida entre a escola e sua moradia. Pois ao contrário, de nada adianta existência de vaga escolar, se não há meios para que o aluno chegue aos estabelecimentos escolares.Assim, o que se pretende, através da presente medida, com a redução de 50% do valor do pedágio é que as empresas, que realizam esse transporte, possam reduzir a cobrança feita aos alunos transportados.Também estamos procurando beneficiar os alunos que usam veículos próprios para realizarem esse trajeto, em busca de uma vida profissional melhor.Sendo assim, esperamos contar com o apoio dos nobres Pares para a aprovação do presente plano de lei....Rangel apóia manifestação de policiaisNo seu pronunciamento de ontem na Assembléia Legislativa, o deputado Marcelo Rangel se solidarizou com os policiais que se manifestaram defronte a Assembléia e fez coro às suas reivindicações. “É um manifesto legítimo ao qual dou todo o meu apoio, pois desde 2005 estamos brigando em defesa do Plano de Cargos e Salários dessa categoria”. Ele lembrou novamente que o secretário Delazari está devendo a correção do soldo do setor de segurança, fazendo um comparativo de que os professores recentemente foram beneficiados graças a interferência dos deputados. “Agora precisamos interferir também para melhoria do setor de segurança, que pede entre outras coisas o aumento de efetivo no Paraná”.Rangel comentou que policiais civis e militares aposentados vêm sendo convocados a voltar para a ativa, recebendo menos pela falta nos quadros oficiais. “O Paraná dispõe hoje de um dos menores efetivos do Brasil e diante disso vivemos um clima de constante intranqüilidade. A população está insegura e segundo Rangel é preciso urgente uma ação concreta e contundente para a contratação de novos policiais.Ele encerrou o seu pronunciamento dizendo que a manifestação tinha suas razões e frisou: “podem contar com este deputado da oposição para fazer valer todos os seus direitos e justas reivindicações”.
Notícias Relacionadas
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais
14:41
Semana na Assembleia amplia foco sobre sustentabilidade dos oceanos, saúde e oferta de bebidas em estádios de futebol
Treze projetos estão na pauta das duas sessões plenárias, uma ordinária e outra extraordinária, da próxima segunda-feira (22).
Leia mais