O deputado estadual Moacyr Fadel (PSD), 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, afirmou que a conquista do registro de Indicação Geográfica (IG) para as tortas de Carambeí consolida a tradição do município e reforça o potencial dos Campos Gerais para o turismo. O parlamentar é o autor da lei que reconheceu o município como a “Capital Estadual das Tortas”.
“Essa vitória vem consolidar o patrimônio cultural e gastronômico de Carambeí. As tortas já fazem parte da identidade dessa comunidade e esse registro é a confirmação de que o produto feito aqui é único. Parabéns ao povo de Carambeí, especialmente, aos torteiros e torteiras que mantêm viva essa tradição”.
Em sua atuação legislativa, Fadel contribui para ampliar a participação do município no cenário turístico paranaense ao propor em 2023 o reconhecimento de Carambeí como a “Capital Estadual das Tortas”. A lei 22.534 foi aprovada no ano passado.
“Nós precisamos valorizar o que temos de bom na nossa região. Os municípios dos Campos Gerais sempre foram conhecidos pelas suas belezas naturais e os turistas precisam saber que aqui também tem comida boa, história, cultura e aventura. Esse reconhecimento abre portas para novos mercados.É como uma vitrine”, explica o deputado.
Ao todo, o Paraná tem 23 produtos com reconhecimento de Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência.