Deputado Ney Leprevost (União) protocola projeto de Política Estadual de Saúde Mental para comunidade escolar
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de Saúde Mental é alcançar e manter um bom funcionamento psicossocial permitindo as pessoas lidarem com momentos estressantes da vida, desenvolver habilidades, aprender, trabalhar e contribuir para a melhoria da comunidade.
A Saúde Mental está relacionada com a capacidade de compreender e interpretar o meio em que está inserido, a fim de que adaptações sejam feitas, quando necessário. 75% dos transtornos mentais se iniciam na infância e adolescência e metade deles ocorrem até os 14 anos.
Segundo os especialistas, investir em saúde mental provoca retornos positivos ao longo da vida. O reconhecimento do sofrimento mental é fundamental para que crianças e adolescentes sejam devidamente acolhidos. Nesse sentido, deve-se focar mais nos fatores de proteção do que no diagnóstico em si.
Preocupado em fortalecer a rede de proteção da saúde mental na comunidade escolar, o deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, tendo como coautores os deputados Delegado Jacovós (PL), Márcio Pacheco (Republicanos) e Mabel Canto (PSDB), protocolou na Assembleia Legislativa, projeto de lei que cria a Política Estadual de Saúde Mental para a comunidade escolar da rede pública do Paraná.
Os objetivos da Política Estadual de Saúde Mental serão informar e sensibilizar a comunidade escolar quanto à importância de cuidados referentes a saúde mental; combater qualquer ação ou atitude nos estabelecimentos de ensino que possa vir a prejudicar a saúde mental dos integrantes da comunidade escolar; a exemplo de práticas preconceituosas e discriminatórias, de negligência, de bullying, de incentivo a automutilação e ao suicídio, ou de qualquer tipo de violência física, sexual, institucional ou psicológica; além de promover a formação continuada dos profissionais e gestores da área da educação, visando prepará-los para atuarem em casos e ações que envolvam a saúde mental de crianças, adolescentes e jovens nas escolas.
As ações da Política Estadual de Saúde Mental para a comunidade escolar deverão buscar a articulação com as diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, da Política Nacional de Atenção Básica e com as ações do Programa Saúde na Escola – PSE.
Notícias Relacionadas
Assembleia Legislativa realiza sessão em homenagem ao Dia do Bombeiro
Solenidade, proposta pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos), celebrou a data, que é celebrada em 2 de julho.
Leia maisSessão solene homenageia comerciantes e reconhece contribuição do setor para o desenvolvimento do Paraná
Evento proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos) celebra atuação de empresários e lideranças que impulsionam a economia e geram emprego e renda.
Leia maisEm reconhecimento ao serviço voluntário, Assembleia concede título de Cidadã Honorária do Paraná a Janice Gastaldon
Solenidade proposta pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos) homenageou a presidente emérita da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner.
Leia maisDia do Hospital é celebrado em solenidade na Assembleia Legislativa
Evento foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina.
Leia mais